Governo garante assistência religiosa em centros socioeducativos, hospitais e unidades prisionais

13 de fevereiro de 2025 - 10:48

Fotos: Estácio Júnior - Casa Civil Larissa Freitas - Ascom Seas

Em solenidade no Palácio da Abolição, nesta quarta-feira (12), o governador Elmano de Freitas assinou um decreto que assegura a prestação de assistência religiosa nos centros socioeducativos do Ceará, além de hospitais, instituições de longa permanência para idosos e unidades prisionais. A Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas) esteve presente com superintendentes, coordenadores, diretores e demais colaboradores.

O decreto estabelece que a assistência religiosa será oferecida em horários regulares, garantindo a continuidade do serviço. Ajustes nos horários poderão ser feitos em situações excepcionais, desde que planejados pela administração da unidade ou justificados por urgência. A medida não acarretará custos para os cofres públicos.

O que vocês realizam é um exemplo de amor ao próximo para a nossa sociedade. O decreto é para poder dar a garantia e também segurança aos nossos gestores na condição de compatibilizar as situações delicadas dos equipamentos com a missão da chegada dessas mensagens a quem mais precisa. Minha palavra hoje é de agradecimento a vocês. Respeitemos a fé do povo brasileiro e que possamos garantir a liberdade e o exercício destes pensamentos”, declarou o governador Elmano de Freitas.

Assistência nas unidades

A assessora especial de diretrizes socioeducativas da Seas, Ana Paula Íris, explica que a prestação de assistência religiosa nos centros socioeducativos ocorre respeitando o desejo e a crença de cada adolescente: “As instituições religiosas se cadastram, apresentando um Projeto de Assistência Religiosa, conforme prevê a Portaria n° 133/2020 – Seas, especificando o cronograma das ações e a unidade de interesse, bem como outros documentos em relação à entidade e aos voluntários”, destacou.