Jovens de centros socioeducativos participam de bate-papo com atriz Denise Fraga
27 de março de 2025 - 16:17
Texto e Fotos: Larissa Freitas
“O teatro salva. Todo mundo deveria ter o direito de ir ao teatro”, disse Denise Fraga ao abrir o bate-papo realizado no último sábado (22) na Vila das Artes. Na plateia, estavam três jovens dos Centros Socioeducativos Canindezinho e Patativa do Assaré, acompanhados pelos professores de teatro Ícaro Troccoli e Maria Marina Tijubina.
Para os jovens, a experiência foi uma oportunidade de ampliar seus horizontes. A professora Tijubina destacou o impacto desse momento: “Eles saem do pequeno universo deles e entram em outros universos. Colocam a cabeça para fora, enxergam o mundo e descobrem novos caminhos. Arrisco dizer que esse é o grande lance do teatro”, afirma a professora. “Quando a gente cria os nossos textos, levantamos questionamentos, estamos criando uma nova forma de sentir”, finaliza, reforçando que a arte, de fato, tem essa capacidade, de se afastar de si mesmo e entrar em contato com o outro, com um mundo que parece distante.
A participação dos jovens foi articulada por meio do eixo de arte e cultura da Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas), com o objetivo de fortalecer o aprendizado nas unidades, especialmente nas aulas de teatro, e estreitar os laços com a comunidade por meio de atividades externas.
Denise Fraga estava em Fortaleza com a peça Eu de Você, em cartaz no Teatro José de Alencar, equipamento gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM).