Jovens de Centros Socioeducativos participam da XV Bienal Internacional do Livro do Ceará
14 de abril de 2025 - 08:58
Adolescentes dos centros socioeducativos Patativa do Assaré, Canindezinho, Dom Bosco, Cardeal Aloísio Lorscheider e Aldaci Barbosa Mota estiveram presentes nos dias 11 e 12 de abril na XV Bienal Internacional do Livro do Ceará, no Centro de Eventos do Ceará.
A participação foi viabilizada por meio da articulação entre a Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas) e a Secretaria da Cultura do Estado. Essa colaboração tornou possível, além da visita, a distribuição gratuita de dois livros para cada socioeducando(a), como forma de incentivar o hábito da leitura e promover o acesso à cultura.
No evento, os adolescentes exploraram estandes literários, assistiram a palestras e se conectaram com diversas manifestações culturais incluídas na programação.
A equipe do Projeto Novas Trilhas também acompanhou os jovens, com o objetivo de fortalecer os vínculos de referência e confiança. A ação integrou uma estratégia de aproximação, voltada à sensibilização e ao incentivo à participação nas atividades do Programa de Oportunidades e Cidadania (POC).
Com o tema “Das fogueiras ao fogo das palavras: mulheres, resistência e literatura”, a Bienal é realizada em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) e conta com apoio do Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet.
A presença dos jovens na Bienal reafirma o compromisso da Seas com a promoção de iniciativas que reconhecem a arte e a cultura como instrumentos essenciais para a transformação social e o fortalecimento de novos caminhos de cidadania.