Ouvidoria Ativa da Seas fortalece diálogo com socioeducadores
22 de maio de 2025 - 11:29 #PRIMEIROS SOCORROS
A Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas) segue fortalecendo os canais de participação e escuta ativa no âmbito do sistema socioeducativo cearense. Desde janeiro de 2025, a Ouvidoria tem participado, de forma sistemática, dos cursos de Suporte Básico de Vida e Primeiros Socorros promovidos mensalmente pela Escola de Socioeducação Mílton Carlos Lima de Oliveira, no Centro Socioeducativo Passaré.
Durante essas capacitações, o ouvidor da Seas, Domingos Neto, realiza encontros diretos com os socioeducadores, levando informações sobre o papel da Ouvidoria no fortalecimento da gestão participativa, no exercício do controle social e na promoção de um ambiente mais transparente e colaborativo no sistema socioeducativo.
Além de apresentar os tipos de manifestações que podem ser registradas – como denúncias, reclamações, sugestões, elogios e pedidos de informação — o ouvidor esclarece dúvidas dos profissionais sobre o funcionamento da Ouvidoria, suas atribuições e os canais de contato disponíveis para servidores, adolescentes e seus familiares.
A iniciativa integra a estratégia da Ouvidoria Ativa, que busca não apenas receber manifestações, mas também se aproximar dos profissionais, promovendo um espaço de diálogo, escuta e orientação, contribuindo para o aperfeiçoamento dos serviços prestados.
São Miguel e São Francisco
Entre os dias 20 e 23 de maio, os socioeducadores dos Centros Socioeducativos São Miguel e São Francisco estão participando da edição do curso de Suporte Básico de Vida e Primeiros Socorros. Como parte das atividades, o ouvidor da Seas participa, reforçando as ações da Ouvidoria Ativa, prestando esclarecimentos e dialogando diretamente com os servidores dessas unidades.
A ação visa destacar a importância de os socioeducadores compreenderem seu papel como agentes fundamentais, não apenas na execução das medidas socioeducativas, mas também na consolidação de uma cultura institucional que valoriza a ética, a transparência e o respeito aos direitos de todos os envolvidos no sistema.
Canais de Atendimento da Ouvidoria da Seas
Os profissionais, adolescentes e seus familiares podem entrar em contato com a Ouvidoria da Seas pelos seguintes canais:
- Telefone: 85 3125-8290
- E-mail: ouvidoria@seas.ce.gov.br
- Atendimento presencial: Sede da Seas – Avenida Oliveira Paiva, n° 941 – Bloco A – Cidade dos Funcionários – Fortaleza/Ceará