Seas apresenta Programa de Oportunidades e Cidadania para equipe técnica da SPS

27 de maio de 2025 - 16:26

 

A Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas) participou, nesta terça-feira (27), de uma reunião técnica ampliada com a equipe da Coordenadorias da Proteção Social Especial e representantes da Proteção Social Básica da Secretaria da Proteção Social (SPS), no auditório da Escola de Socioeducação Mílton Carlos Lima de Oliveira. Representantes do Projeto Novas Trilhas também participaram do encontro. O encontro teve como principal objetivo apresentar o Programa de Oportunidades de Cidadania (POC),voltado ao acompanhamento de adolescentes e jovens pós-medida socioeducativa e que tem alcançado resultados positivos no Ceará.

O superintendente da Seas, Roberto Bassan, iniciou a reunião dando as boas-vindas aos participantes e agradeceu à Secretaria da Proteção Social (SPS) pela liberação dos técnicos da proteção social para o evento. Bassan “enfatizou a importância desse movimento interinstitucional entre a política socioeducativa e de assistência social”.

Em seguida, a coordenadora de Proteção Social Especial da SPS, Mônica Gondim, destacou a importância dessa articulação entre a SPS e a Seas, ressaltando o foco no atendimento ao adolescente. Mônica elogiou o comprometimento de todos os profissionais envolvidos no sistema socioeducativo do Ceará: “O que construímos na socioeducação do Ceará é motivo de muito orgulho. Participo de encontros nacionais e sempre ouço que o nosso Estado está na linha de frente, servindo como exemplo. A gestão da Seas é uma referência nacional”, enfatizou.


Na reunião realizada nesta terça-feira, a coordenadora do POC, Ligiane Morais, os assistentes técnicos, Clarissa Passos e Pedro Alencar, e a supervisora territorial, Emanuelle Sousa, apresentaram o POC e o Projeto Novas Trilhas, responsável pelo acompanhamento multiprofissional aos jovens pós medida, enfatizando a expansão desse atendimento em decorrência da inserção no Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência (PREVIO).

Sobre o Programa de Oportunidades e Cidadania (POC)

O Programa de Oportunidades e Cidadania (POC) é voltado ao acompanhamento de adolescentes e jovens pós-medida socioeducativa que busca a promoção e o acesso a direitos, oportunidades e o desenvolvimento da cidadania.
O Novas Trilhas, que integra o POC, oferece um acompanhamento multiprofissional, com psicólogos, assistentes sociais, pedagogos e educadores sociais que auxiliam nas demandas dos jovens pós-cumprimento de medidas socioeducativas e suas famílias. Atualmente, o projeto é executado em parceria com a Casa Civil e a Federação de Triathlon do Estado do Ceará (Fetriece), integrando as ações do PReVio do Governo do Ceará.