Jovens do Centro Socioeducativo Patativa do Assaré participam de aula prática no SENAI de Maracanaú
16 de junho de 2025 - 16:22
Nesta quarta-feira (11), adolescentes do Centro Socioeducativo Patativa do Assaré (CSPA) visitaram o laboratório de logística do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), em Maracanaú. A atividade faz parte do Programa de Qualificação Profissional da Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas), que tem como foco principal a capacitação de jovens em cumprimento de medidas socioeducativas.
Durante a visita, os jovens puderam interagir com tecnologias aplicadas à logística, como sistemas de gestão de estoque e controle de fluxo de mercadorias. A aula foi conduzida pelo professor Andreo Melo, que destacou a importância do momento:“É um privilégio trazer os alunos para uma aula prática aqui no laboratório de logística do SENAI. Trabalhamos atividades com movimentação de materiais, utilizando equipamentos como a paleteira hidráulica, conhecida como ‘patinha’, além da transpaleteira elétrica e a semi-elétrica, simulando um ambiente real de trabalho”, explicou o professor.
A ação contou com a presença do assessor técnico em qualificação profissional da Seas, Frans Beno, além do apoio dos socioeducadores da unidade e do diretor do CSPA, Leonardo Gomes.
A qualificação profissional é uma das principais estratégias adotadas pela Seas para ampliar as oportunidades para os jovens. Por meio de parcerias com instituições como o SENAI e a CMM Engenharia, o programa busca oferecer formação técnica e acesso ao mercado de trabalho.
Estrutura Ampliada
Como parte dos investimentos contínuos em qualificação profissional, está prevista, ainda para 2025, a inauguração de um moderno Laboratório de Aprendizagem em Logística no Centro Socioeducativo Patativa do Assaré. A iniciativa é fruto da parceria com o SENAI e a empresa RIP.
O espaço, com aproximadamente 60m², foi totalmente revitalizado e dividido em três ambientes: um laboratório de informática, um almoxarifado para aulas práticas e um banheiro acessível, todos equipados com climatização, iluminação LED e infraestrutura moderna. O projeto também inclui um acesso externo adaptado com rampas e corrimãos, garantindo total acessibilidade. A iniciativa permitirá a continuidade das atividades práticas dentro da própria unidade, consolidando o aprendizado iniciado nas salas de aula.