Seas participa do Primeiro Seminário de fortalecimento da PNAISARI em Brasília

30 de junho de 2025 - 16:16

A Superintendência do Sistema Estadual de atendimento Socioeducativo (Seas) está marcando presença no Primeiro Seminário de fortalecimento da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde de Adolescentes em Atendimento Socioeducativo (PNAISARI). O evento, que teve início na manhã desta segunda-feira (30), na Organização Pan-americana da Saúde, em Brasília, será encerrado nesta terça-feira (01/07). O Seminário está servindo como um espaço de trocas entre instituições e partícipes do sistema de garantia de direitos e fortalecer a PNAISARI em todo o Brasil.

O superintendente da Seas, Roberto Bassan, está representando o Fórum Nacional dos Gestores Estaduais do Sistema de Atendimento Socioeducativo (FONACRIAD), do qual é o atual presidente. Também está presente pela Seas, a coordenadora do eixo de saúde, Gabriela Ribeiro. Estão participando, ainda, pelo estado do Ceará, a representante da Secretaria da Saúde do Estado, Eliana Freitas, bem como o psicólogo e gerente da Caps I em Sobral-Ce, Aristides Parente Filho.

Programação do Seminário

A mesa de abertura contou com a presença de Lívia de Souza Vidal (Coordenadora-Geral de Políticas Públicas Socioeducativas da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente /MDHC); Ana Carla C. Rocha (Departamento de Proteção Social Especial – Secretaria Nacional de Assistência Social); Cristian Morales Fuhrimann (Organização Pan-Americana da Saúde – OPAS/OMS); José Eudes Barroso Vieira (Diretor do Departamento de Estratégias e Políticas de Saúde Comunitária); Ana Luiza F. R. Caldas (Secretária de Atenção à Saúde) e Lilian Silva Gonçalves (Coordenadora do Acesso e Equidade).

Até amanhã haverá formação de mesas temáticas, dentre elas: Política Nacional de Atenção Integral à Saúde de Adolescentes em Atendimento Socioeducativo: desafios e possibilidades; Atenção Integral à Saúde de Adolescentes e Jovens em Atendimento Socioeducativo; Compartilhamento de experiências; expressão da juventude no fazer saúde; A PNAISARI aos olhos do profissional de saúde; PNAISARI aos olhos da socioeducação; PNAISARI na perspectiva do Sistema de Justiça; Espaço para diálogos: Cuidar para socializar.

Olhos da socioeducação

Roberto Bassan participou dos debates na mesa PNAISARI aos olhos da socioeducação. Também participaram: Lívia de Souza Vidal – Coordenadora-Geral de Políticas Públicas Socioeducativas da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente /MDHC ;Adne Kelly Mafra Duarte Souza – Coordenadora de Saúde da FUNASE/PE e Gabrielle Aparecida Kepka Citelli– Coordenadora do Programa de Medida em Meio Aberto do município de Colombo (PR).