Quarta edição começa com participação de jovens do sistema socioeducativo

3 de julho de 2025 - 15:38

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) iniciou nesta quinta-feira (3) a quarta edição do evento Caminhos Literários no Socioeducativo, uma iniciativa que busca promover o acesso à cultura e à arte para adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas de todo o país.

Com o tema “Adolescências em Cena”, a edição de 2025 destaca o audiovisual e terá sua programação principal transmitida ao vivo pelo YouTube, reunindo artistas, gestores públicos e os jovens. O evento é uma ação do programa Fazendo Justiça, realizado pelo CNJ em parceria com o Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.

A programação é híbrida, com transmissões online e atividades presenciais realizadas em diversas regiões do país. Em Fortaleza, os jovens participarão de uma visita guiada e sessão do filme Cabeça de Nego, escrito e dirigido por Déo Cardoso, no Cineteatro São Luiz, seguida de um debate. Já em Juazeiro do Norte, a atividade será uma visita ao Mirante de Caldas. Na sexta-feira (4), mais de 70 unidades, distribuídas em 25 estados, realizarão dias culturais com workshops de fotografia, música e sessões de teatro e cinema. A programação segue nos dias 8 e 9 de julho, com a participação do rapper e cineasta Mano Cappu, além de uma mostra virtual com apresentações de dança e slam protagonizadas por jovens do Ceará.

Desde sua criação em 2022, o Caminhos Literários tem ampliado seu alcance. Segundo o CNJ, o projeto já certificou mais de 3,2 mil participantes, entre adolescentes e servidores, e envolveu 287 unidades socioeducativas em suas três edições anteriores. As transmissões abertas ao público somam mais de 9 mil visualizações, demonstrando o interesse e a relevância da iniciativa.