Cinema, arte e transformação no Sistema Socioeducativo
4 de julho de 2025 - 10:45
No dia 09 de maio, a Escola de Socioeducação deu início ao ciclo de oficinas em parceria com o Festival Noia – um dos mais importantes festivais de audiovisual universitário do país, que há 22 anos valoriza jovens talentos e a produção cultural independente.
A oficina “Viabilize sem Projeto”, com Paulo Benevides, reuniu profissionais da Seas em uma formação inspiradora sobre arte, educação e protagonismo criativo. A ação faz parte do projeto Noia nos Bairros, com direção de Paulo Benevides, produção de Mapurunga Júnior e comunicação de Carlos Chagas Costa.
Também foi realizada a primeira exibição com adolescentes no Centro Socioeducativo Dom Bosco, reunindo jovens dos Centros Antônio Bezerra, São Francisco, Passaré e São Miguel. Foram momentos ricos de escuta, reflexão e diálogo sobre arte e futuro.
O encerramento do ciclo aconteceu no dia 03 de julho, com a participação dos Centros Socioeducativos Canindezinho, Patativa do Assaré, CSCAL e profissionais da sede da Seas, marcando mais um passo na construção de práticas formativas potentes e humanizadas. Essa foi apenas a primeira de muitas ações que ainda virão com essa parceria transformadora.