Governo do Ceará inaugura primeira sala Google em um Centro Socioeducativo

12 de agosto de 2025 - 15:43

Texto de apoio: Marcos Felipe, Ascom Etice Fotos: Larissa Freitas, Ascom Seas

 

O Governo do Ceará, por meio da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), inaugurou, nesta terça-feira (12), a primeira Sala Google em um Centro Socioeducativo. A unidade beneficiada foi o Centro Socioeducativo Cardeal Aloísio Lorscheider (CSCAL), em Fortaleza. O espaço foi implantado em parceria com a Secretaria de Proteção Social (SPS), a Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas) e a empresa Golden, representante do Google no Ceará.

A iniciativa integra tecnologia e educação, ampliando as possibilidades de aprendizado para jovens em cumprimento de medidas socioeducativas, por meio da plataforma Google for Education. A proposta é oferecer um ambiente inovador, que estimule novas habilidades, potencialize a preparação profissional e abra caminhos para a reinserção social.

A solenidade contou com a presença da vice-governadora e secretária da Proteção Social, Jade Romero; do presidente da Etice, Francisco Barbosa; do superintendente da Seas, Roberto Bassan; do CEO da Golden, Jefferson Farias e demais autoridades estaduais.

Tecnologia como oportunidade

O superintendente da Seas, Roberto Bassan, destacou a importância da educação no processo socioeducativo e lembrou que a instituição vem avançando de forma consistente, superando desafios do passado e alcançando resultados cada vez mais expressivos.

Agradeço à Etice pela parceria, por trazer esse espaço de inovação ao nosso Centro Socioeducativo. Quero aproveitar para fazer uma provocação: fica estabelecida a meta de levar Salas Google para outras nove unidades socioeducativas”, afirmou o superintendente.

Bassan aproveitou o momento para agradecer ao Governo do Estado pela confiança no trabalho realizado por todos os colaboradores da Seas. Ao mesmo tempo, elogiou e pediu aplausos para os diretores e socioeducadores que trabalham incansavelmente no sistema socioeducativo. Aos jovens presentes uma mensagem: “Se apropriem desses espaços. Ao saírem daqui, abracem o Programa de Oportunidades e Cidadania (POC). Aproveitem as oportunidades”, concluiu.

 

O presidente da Etice, Francisco Barbosa, destacou que a Sala Google é mais que um espaço físico: é um símbolo de transformação. “A Sala Google representa mais do que um espaço de aprendizagem: ela simboliza a chance de um novo caminho. A tecnologia surge como alternativa concreta a trajetórias marcadas por vulnerabilidades, oferecendo conhecimento, autonomia e novas perspectivas de vida, emprego e renda. O mercado de tecnologia está em constante crescimento e precisa de profissionais preparados. Ao investir em inclusão digital nesses espaços, mostramos que é possível transformar realidades por meio da educação e da inovação”, destacou.

Barbosa reforçou que a meta do Governo do Ceará é criar 40 Salas Google até 2026,  afirmando que, após esse período, a Etice estará disposta a cumprir novos desafios, como o proposto pelo superintendente Bassan. O presidente da Etice também instigou os jovens com um desafio para estimular o engajamento na iniciativa: os alunos mais dedicados poderão visitar empresas de tecnologia no Ceará, conhecer a sede do Google em São Paulo e quiçá, participar de uma missão para conhecer a empresa nos Estados Unidos.

Um novo começo

A vice-governadora Jade Romero falou sobre recomeços e a importância de oportunidades na vida de cada jovem.“Todo dia é dia de sonhar, prosperar e fazer diferente. Essa sala é a oportunidade de dizer: quando eu sair daqui, vou construir uma vida melhor para mim, para meus filhos e para minha comunidade. Ter acesso a um espaço como este, com tecnologia e estrutura de qualidade, é um direito e, sobretudo, uma oportunidade”, ressaltou.

Ela agradeceu a parceria da Etice e da Golden, e reforçou o compromisso do Estado com a inclusão digital, a equidade e o combate ao racismo desde a infância. Jade destacou o trabalho realizado pela superintendência no estado do Ceará: “Agradeço em nome do superintendente Roberto Bassan que é uma pessoa absolutamente técnica, comprometida e empenhada. Foram muitas conquistas desde que ele chegou aqui e que devem ser lembradas e celebradas. Temos muita gratidão por tudo”, pontuou.

Suporte técnico

O novo espaço conta com climatização, acesso a Chromebooks, plataforma de Educação a Distância com cursos sobre ferramentas Google, suporte técnico e orientação para certificações. Esses recursos tornam o processo de ensino mais interativo, criativo e conectado com o mercado de trabalho.

Com a inauguração desta unidade, o Ceará passa a contar com 13 Salas Google já em funcionamento, distribuídas em cidades como Acaraú, Itaitinga, Maracanaú, Fortaleza, Baturité,  Beberibe, Limoeiro do Norte, Crato, Juazeiro do Norte e Deputado Irapuan Pinheiro.