Telas produzidas por adolescentes são entregues na inauguração da sala Google
14 de agosto de 2025 - 13:58
Foto: Larissa Freitas Ascom Seas
As obras de arte produzidas pelos socioeducandos do Centro Socioeducativo Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, sob a orientação do professor Antônio Carlos Souza, marcaram presença na inauguração da primeira Sala Google do Brasil em um centro socioeducativo, localizada no Centro Socioeducativo Cardeal Aloísio Lorscheider, em Fortaleza. As telas originais foram entregues pela vice-governadora e secretária da Proteção Social, Jade Romero, e pelo superintendente da Seas, Roberto Bassan, ao presidente da Etice, Francisco Barbosa, e ao CEO da Golden, Jéferson Farias.
Dentro do conteúdo programático do curso de Pintura Profissional, realizado no Centro Socioeducativo Padre Cícero, foi desenvolvido um módulo direcionado à pintura comercial e artística. Durante essa etapa, os adolescentes criaram telas originais que expressam sensibilidade, domínio técnico e criatividade.
As telas possibilitaram um momento de destaque e um marco significativo na trajetória formativa dos socioeducandos. Cada tela revela aspectos singulares das riquezas culturais, ambientais e da religiosidade do povo Caririense, evidenciando não apenas a aprendizagem técnica, mas também o reconhecimento e a valorização da identidade local.
A pássaro Soldadinho do Araripe foi lembrado na pintura dos socioeducandos, exatamente no espaço de pesquisa do Google. O Soldadinho do Araripe é única ave exclusiva do Ceará, sendo considerada uma das cinco espécies da fauna cearense mais ameaçadas de extinção global. A vice-governadora Jade Romero aproveitou para fazer um desafio ao CEO da Golden, Jéferson Farias: “Já pensou se o Soldadinho do Araripe aparece na página de busca? Agora é com você”.