Adolescentes cultivam esperança e novos caminhos para a vida

28 de agosto de 2025 - 16:00

Fotos: Larissa Freitas e Acervo

 

Adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa do Centro de Semiliberdade de Iguatu estão colhendo muito mais do que hortaliças: eles cultivam a responsabilidade, esperança e novos caminhos para a vida. A iniciativa, acompanhada por educadores e profissionais da área socioeducativa, proporciona aos jovens a oportunidade de aprender, na prática, as técnicas de cultivo de hortaliças e ervas, além de estimular valores como responsabilidade, trabalho em equipe e respeito ao meio ambiente.

O espaço destinado à horta foi estruturado dentro da unidade, onde os adolescentes participam ativamente de todas as etapas do processo: preparo do solo, plantio, irrigação, colheita e até mesmo o planejamento da produção. A proposta vai além do aprendizado técnico, ela semeia também a esperança de um futuro mais digno, com autonomia e possibilidades de inserção no mercado de trabalho.

Os registros fotográficos mostram esse esforço coletivo em ação: mãos na terra, atenção aos detalhes e rostos concentrados em cada muda que é colocada no solo. Com simplicidade e dedicação, eles transformam o espaço da unidade em um canteiro fértil de alimentos e de novas possibilidades. Cada planta cultivada é também um símbolo de transformação: da terra e da trajetória de cada um desses jovens.