Artes e reflexões críticas fortalecem protagonismo de jovens da Semiliberdade
12 de setembro de 2025 - 14:38
A Unidade de Semiliberdade de Juazeiro do Norte recebeu, na manhã da última quinta-feira (11), a visita do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) da UNINASSAU Juazeiro. A atividade integra a formação prática dos estudantes de Direito e reforça o compromisso social da instituição de ensino.
O encontro teve como objetivos ampliar o conhecimento dos estudantes sobre o sistema socioeducativo de semiliberdade, observar a atuação jurídico-social no atendimento a adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas e promover a integração entre teoria e prática, contribuindo para uma formação humanística e crítica dos futuros profissionais do Direito.
Durante a visita, os professores Wanderson Petrova, de artes visuais e teatro, e Marcus Antônio Sachiel, com o suporte do coordenador administrativo Deivison Braga Fernandes, apresentaram um ensaio aberto do espetáculo “Pra não dizer que não falei das flores”, encenado pela Companhia de Teatro Casa dos Pássaros Dourados. A peça contou com a participação dos adolescentes da unidade.
A diretora da Unidade de Semiliberdade, Regina Elias Gomes, destacou a relevância da temática do espetáculo, que aborda o período da ditadura militar no Brasil. Segundo ela, além de estimular a reflexão crítica sobre um momento histórico classificado como “ácido” na trajetória do país, a iniciativa fortalece o protagonismo e o desenvolvimento intelectual dos jovens, que passam a vivenciar a experiência de integrar uma companhia de teatro com atuação crescente em palcos de destaque.