Protagonismo juvenil marca a Terceira Reunião da Ciseas no NAI
24 de setembro de 2025 - 16:58
O protagonismo dos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas ganhou destaque durante a Terceira Reunião da Comissão Intersetorial do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Ciseas), realizada nesta quarta-feira (24), no Núcleo de Atendimento Integrado (NAI).
Na ocasião, os jovens do Centro Socioeducativo Cardeal Aloísio Lorscheider apresentaram trabalhos de gastronomia, resultado dos cursos profissionalizantes ofertados na unidade, demonstrando talento e dedicação. Já as adolescentes do Centro Socioeducativo Aldacir Barbosa Mota, sob a orientação da professora Ana Raquel Lima, encantaram o público com uma apresentação musical repleta de sensibilidade e emoção, reforçando o poder transformador da arte, que acolhe, inspira e salva vidas.
A programação também contou com a participação dos adolescentes do Centro Socioeducativo Canindezinho, que levaram ao palco uma criativa apresentação de teatro de bonecos, conduzida pelo professor Ícaro Miranda. A atividade reforçou a importância da cultura como instrumento de expressão, aprendizado e inclusão. Foram realmente momentos marcantes que emocionaram os integrantes da Comissão Intersetorial, demonstrando que a educação, a cultura e a arte são caminhos essenciais para a construção de novas perspectivas de vida.
O superintendente da Seas e presidente da Ciseas, Roberto Bassan, deu as boas vindas aos integrantes da Comissão e, durante sua fala, destacou avanços no sistema socioeducativo sobretudo na qualificação profissional dos jovens em cumprimento de medidas nas 19 unidades do Estado. Na sequência da reunião, a representante da Secretaria de Saúde do Município, Mariana Pinheiro, fez uma apresentação das ações da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde de Adolescentes em Conflito com a Lei (PNAISARI) nos centros socioeducativos.
De acordo com a coordenadora da Ciseas, Ana Cruz, a próxima reunião será realizada em novembro. Na ocasião, os representantes das instituições participantes apresentarão um balanço das ações desenvolvidas ao longo de 2025 e discutirão as projeções e iniciativas previstas para 2026.