Seas participa do Seminário Nacional de Atualização do Plano Nacional de Atendimento Socioeducativo

15 de outubro de 2025 - 10:38

A Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas) participa, a partir desta terça-feira (14), do Seminário de Atualização do Plano Nacional de Atendimento Socioeducativo, no Museu da República, em Brasília. A abertura do seminário integrou a Semana Nacional Proteção Integral: Crianças e Adolescentes Primeiro, promovida pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), por meio da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNDCA), em parceria com o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda).

Na abertura, nesta terça-feira (14), houve apresentação da metodologia do Seminário Nacional e o diagnóstico do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase). Os trabalhos com formação de mesas expositoras e discussão de propostas prosseguiram nesta quarta-feira (15). Na quinta-feira (16), será realizada a plenária final.

O Seminário Nacional de Atualização do Plano Nacional de Atendimento Socioeducativo reúne delegações estaduais e convidados(as) envolvidos(as) na promoção, proteção e garantia dos direitos de adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas. Participam representantes de órgãos e instituições públicas, organismos internacionais, entidades da sociedade civil, pesquisadores(as), instituições da socioeducação do meio fechado e aberto, sociedade civil, conselhos de diretos da criança e do adolescente, sistema de justiça, famílias e os próprios adolescentes e jovens.

Representam a Seas no encontro o superintendente Roberto Bassan, o coordenador da Rede Socioeducativa, Adílson Santos, e a coordenadora do Programa de Oportunidades e Cidadania (POC), Ligiane Morais. Além deles, dois jovens integram a delegação estadual. Completam a comitiva do Ceará, integrantes do Cedeca, Coletivo Vozes e Fórum DCA