Protagonismo juvenil marca lançamento do Projeto Reviver com o MP
17 de outubro de 2025 - 17:41
Texto: Marconi Alves Ascom Seas Fotos: Kléber Gonçalves MPCE
O auditório amplo da Procuradoria-Geral de Justiça, no Ministério Público do Ceará, recebeu nesta sexta-feira (17) adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas para o lançamento do Projeto Reviver com o MP, em parceria com a Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas). Ansiosos, alegres e vivendo um momento ímpar ao lado dos familiares, os jovens eram o centro das atenções. Trata-se de um projeto piloto que utiliza oficinas de arte para promover reflexões sobre escolhas pessoais, valores sociais e reintegração no sistema socioeducativo, conforme previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Além dos adolescentes, estiveram presentes diretores de unidades socioeducativas, socioeducadores, coordenadores técnicos, assistentes sociais, psicólogos (as), coordenadores da sede e demais colaboradores do sistema socioeducativo do estado do Ceará. Mais de 150 pessoas compareceram para prestigiar o evento. O superintendente adjunto, Marçal Cunha, representou a Seas no Projeto, que valoriza o bem-estar coletivo, respeito à família e a importância da educação formal.
Marçal Cunha ressaltou o trabalho realizado pelos colaboradores que fazem o dia a dia do sistema socioeducativo: “A atuação das equipes visa, sobretudo, eliminar quaisquer muros existentes na relação entre as pessoas e construir pontes para que tenhamos um trabalho de integração e que não haja preconceitos ou discriminações contra os nossos jovens”. Aproveitou para agradecer ao Ministério Público pela parceria sempre vitoriosa e destacou o empenho do coordenador do eixo arte e cultura, Eduardo Ferreira, por trazer muitas ações para o sistema socioeducativo.
O Projeto Reviver com o MP foi idealizado pelo promotor de Justiça titular da 1ª Promotoria de Justiça da Infância e Juventude de Fortaleza, Dr. Sérgio Louchard. Durante sua fala, ele estabeleceu uma conexão direta e sensível com os jovens presentes no auditório, incentivando a autorreflexão e a responsabilidade pelas próprias escolhas: “Vocês são as pessoas mais importantes nesse evento. Aproveitem as oportunidades. Nós estamos aqui por vocês e para vocês”, pontuou.
Talentos no palco
Jovens dos Centros Socioeducativos Aldaci Barbosa Mota e Cardeal Aloísio Lorscheider emocionaram o público com apresentações artísticas no palco do auditório da Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ). Duas adolescentes abriram a programação interpretando três músicas, sendo uma delas acompanhada pela diretora da unidade, Gabriela Ribeiro. A performance foi aplaudida de pé
Na sequência, os adolescentes do CSCAL animaram o público com um vibrante show de pagode: quatro jovens comandaram os instrumentos, enquanto dois assumiram os vocais. Ao final, um dos adolescentes fez um agradecimento especial aos magistrados, reconhecendo a confiança depositada no potencial de transformação de cada jovem.