Seas promove 1ª Oficina de Integração para fortalecer ações de saúde
17 de outubro de 2025 - 14:34
A Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas) realizou, nesta quarta-feira (15), a Primeira Oficina de Integração entre a Seas e os profissionais da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde de Adolescentes em Conflito com a Lei (Pnaisari). O encontro aconteceu na Escola de Socioeducação Milton Carlos Lima de Oliveira e teve como objetivo fortalecer as ações de saúde no âmbito do Sistema Socioeducativo do Ceará, promovendo uma atuação mais integrada, humanizada e eficaz no cuidado com adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa.
Promovida pelo Núcleo de Saúde (Nusau), eixo da Seas responsável por coordenar as ações de atenção integral à saúde dos adolescentes, a oficina reuniu os assessores técnicos da Assessoria Especial de Diretrizes Socioeducativas (Asdis/Seas), profissionais da Pnaisari e representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza. O momento teve como foco o alinhamento técnico entre as gestões estadual e municipal, buscando aprimorar fluxos, fortalecer parcerias e consolidar a rede de cuidado em saúde no contexto socioeducativo.
Durante a programação, foram abordados temas como o papel das equipes multiprofissionais no cuidado integral, a importância da intersetorialidade, fluxos de atendimento e o fortalecimento da rede de proteção e promoção da saúde. Também foram compartilhadas experiências exitosas e desafios enfrentados no cotidiano dos serviços, estimulando o diálogo e a construção coletiva de soluções.
Processo de integração
De acordo com a coordenadora do Núcleo de Saúde da Seas, Luna Celedônio, a oficina representa um marco no processo de integração entre as políticas públicas e o fortalecimento da atenção à saúde dos adolescentes:
“Nosso objetivo é garantir que os profissionais compreendam a complexidade do contexto socioeducativo e atuem de forma articulada, assegurando o cuidado integral, conforme os princípios do SUS e da Pnaisari. Essa aproximação entre as gestões e os profissionais é fundamental para qualificar o atendimento e tornar a rede de saúde mais resolutiva”, destacou.
Luna também ressaltou que o momento foi uma oportunidade para apresentar a missão da Seas, a estrutura e as ações do Núcleo de Saúde (Nusau) e da Assessoria Especial de Diretrizes Socioeducativas (Asdis), bem como reforçar a importância da atuação técnica e ética das equipes:
“Temos avançado na construção de protocolos, fluxos e instrumentos que orientem o trabalho nas unidades e promovam o cuidado com base na prevenção, na escuta e no vínculo. Esse é o compromisso da Seas: fortalecer práticas de cuidado que sejam efetivas, seguras e humanizadas”, concluiu.