Arte-educador representa a Seas no Fórum Brasileiro de Boas Práticas a convite do MP

20 de outubro de 2025 - 12:01

O arte-educador Wanderson Petrova participou, na última semana, a convite do Ministério Público, do Fórum Brasileiro de Boas Práticas, que teve como tema “O Ministério Público e os desafios no combate à criminalidade, na proteção das vítimas e no enfrentamento às emergências climáticas”.

Representando a Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas), o artista exibiu um curta-metragem que retrata o cotidiano das aulas de teatro, muralismo, construção de cenários e figurinos desenvolvidas com adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas. Essas ações fazem parte das políticas inclusivas da Seas e têm contribuído para o fortalecimento da expressão artística e cidadã dos jovens.

Segundo Petrova, a pluralidade de linguagens artísticas “estabelece pontes de humanização e senso crítico nos adolescentes, reforçando-os como sujeitos de direitos e protagonistas de suas próprias histórias”.

Durante o evento, ele também destacou os projetos de impacto que tem liderado ao longo de sua trajetória na Seas, incluindo a criação de uma companhia de teatro dentro da unidade de Semiliberdade de Juazeiro do Norte. O trabalho coletivo tem gerado resultados expressivos: adolescentes vêm ocupando palcos e espaços culturais da região, mostrando desenvoltura artística e ampliando horizontes por meio da arte.