Núcleo de Saúde da Seas realiza 1ª Oficina de Enfermagem para colaboradores dos centros
21 de outubro de 2025 - 11:31
A Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas) realizou, nos dias 16 e 17 de outubro, a Primeira Oficina de Enfermagem – “Tecendo Cuidados: o papel da enfermagem no Sistema Socioeducativo”, voltada aos profissionais de enfermagem que atuam nos Centros Socioeducativos do Ceará. O encontro teve como objetivo fortalecer as práticas de cuidado em saúde no contexto socioeducativo, promover a padronização de protocolos e aprimorar o trabalho em rede.
A ação foi promovida pelo Núcleo de Saúde (Nusau), eixo da Seas responsável pela coordenação, monitoramento e execução das ações de atenção integral à saúde dos adolescentes, e contou com a participação dos profissionais de enfermagem das unidades socioeducativas e dos (as) coordenadores (as) técnicos (as) dos centros, que contribuíram com reflexões sobre o cotidiano dos serviços e a importância da integração entre gestão e equipe de saúde.
Durante os dois dias de oficina, foram abordados temas centrais para a qualificação da assistência e os desafios da prática de enfermagem no sistema socioeducativo e as potencialidades da atuação interprofissional.
De acordo com a coordenadora do Núcleo de Saúde da Seas, Luna Celedônio, o encontro reforça a importância da enfermagem no cuidado integral aos adolescentes e na articulação entre as equipes técnicas das unidades. “A enfermagem é um dos pilares da atenção à saúde nas unidades. É uma das categoria que está bem próxima da rotina dos adolescentes, e por isso desempenha papel essencial na identificação precoce de agravos, na promoção da saúde e no acompanhamento contínuo do cuidado. Essa oficina é um espaço de qualificação, troca e fortalecimento coletivo das práticas assistenciais”, destacou.
Luna também ressaltou que o momento faz parte de uma estratégia permanente de formação e qualificação das equipes, uma vez que o Nusau também atua no eixo de educação permanente em saúde dentro da Seas. “Nosso compromisso é garantir que os profissionais estejam continuamente capacitados para lidar com as especificidades do sistema socioeducativo. A formação permanente é uma ferramenta essencial para consolidar um modelo de cuidado integral, técnico e humanizado, alinhado aos princípios do SUS e às diretrizes da política socioeducativa”, concluiu.