Audiências concentradas fortalecem a socioeducação em Sobral

10 de novembro de 2025 - 14:29

Nos dias 4 e 5 de novembro, foi realizada a quarta edição das audiências concentradas no município de Sobral, reunindo representantes do Sistema de Justiça, gestores e equipes técnicas do Sistema Socioeducativo.

Ao todo, 41 adolescentes foram apresentados, com o objetivo de terem suas medidas socioeducativas analisadas e reavaliadas pelo Poder Judiciário, em um processo que visa ao fortalecimento da política de atendimento socioeducativo.

O momento contou com a presença do magistrado da Vara Única da Infância e Juventude de Sobral, Dr. Wilson de Alencar Aragão, da promotora de Justiça, Dra. Marina Marcelino, e do defensor público, Dr. Rafael Cruz, que conduziram as audiências com sensibilidade e compromisso com a transformação de vida dos adolescentes.

Também participaram da programação a coordenadora da Central de Regulação de Vagas, Ariane Lavínia, e a equipe da Assessoria de Diretrizes Socioeducativas (Asdis), formada pelos assessores técnicos Elson Percídio e Telma Vasconcelos. A ação contou ainda com a presença da coordenadora do Programa de Oportunidade e Cidadania (POC), Ligiane Morais, e do representante do Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação (Nutic), Jorge André.

Marcaram presença, ainda, importantes parceiros institucionais, como a Secretaria de Direitos Humanos e Assistência Social (Creas), as Faculdades Uninta, Luciano Feijão e 5 de Julho, além de representantes da Defensoria Pública, do Ministério Público e do Núcleo de Justiça Restaurativa — reafirmando o compromisso intersetorial com a promoção dos direitos e a reintegração social dos adolescentes.

Atendimento às famílias

Durante os dois dias de audiências concentradas, houve também oferta de serviços às famílias dos adolescentes, com ações voltadas ao cuidado e à elevação da autoestima dos familiares presentes, fortalecendo o vínculo entre as unidades socioeducativas e a comunidade.