Cláudia Carletto, de São Paulo, é eleita presidente do Fonacriad

28 de novembro de 2025 - 15:52

No último dia do IV Fórum Nacional dos Gestores Estaduais do Sistema de Atendimento Socioeducativo (Fonacriad), realizado nesta sexta-feira (28), os dirigentes elegeram a nova diretoria que estará à frente do Fórum no biênio 2026-2027. Ana Cláudia Carletto, presidente da Fundação Casa de São Paulo, assumirá a presidência. Ela substituirá Roberto Bassan Peixoto, superintendente da Seas-Ce.

A vice-presidência ficará sob responsabilidade de Flávio Emiliano Moreira Damião Soares, representante da região Nordeste e dirigente da Paraíba.

A secretaria do Fonacriad também foi definida: o 1º secretário será Hugo Adermes Borici Vissoto, do estado de Roraima, representando a região Norte; já a pernambucana Raíssa Braga Campelo ocupará o cargo de 2ª secretária.

Foram também eleitos também os representantes regionais: 1. Norte – Amapá e Amazonas
2. Nordeste – Bahia e Ceará; 3. Sul – Paraná e Santa Catarina; 4. Centro Oeste – Mato Grosso e Distrito Federal; 5. Sudeste – Espírito Santo / Rio de Janeiro

Durante a programação desta sexta-feira, os gestores decidiram ainda o local da I Reunião Técnica do Fonacriad em 2026. A Paraíba foi escolhida para sediar o encontro, que terá como tema “Evidências das Garantias dos Direitos Humanos no Sistema Socioeducativo”.

Homenagens

Em março de 2024, o superintendente Roberto Bassan assumiu a presidência do Fonacriad, conduzindo importantes pautas e fortalecendo os debates no âmbito do Fórum. Na manhã desta sexta-feira (28), seu trabalho foi reconhecido em uma homenagem especial: ele recebeu um boné e uma blusa, pintada por adolescentes da Fundação Casa de São Paulo, além de uma talha toda trabalhada por um artesão de Roraima ofertada pela representação do estado da região Norte. A secretária do Fonacriad, Ana Cruz, da Seas-Ce, também foi reconhecida e presenteada durante o encontro.