Seminário “Tecendo Redes” fortalece integração das medidas socioeducativas em Fortaleza”

2 de dezembro de 2025 - 15:04

Fotos: Márcio Levy

Na manhã desta segunda-feira (1º), a Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas), em parceria com a Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), realizou o Seminário de Interlocução Técnica das Medidas Socioeducativas de Fortaleza: Tecendo Redes. A presidente da Comissão Especial de Defesa da Criança e do Adolescente da OAB/CE, Erivânia Bernardino Cruz, conduziu a palestra “Meio Aberto e Meio Fechado no Sinase: integração, convergências e fluxo no atendimento integral”. Antes da abertura, jovens do Centro Socioeducativo Aldaci Barbosa fizeram apresentação artística para os convidados.

A Seas destacou a colaboração com a Secretaria da Proteção Social (SPS), responsável pelo acompanhamento e monitoramento dos municípios na execução das medidas em meio aberto. Essa articulação reforça o compromisso interfederativo e contribui para a qualificação contínua da política socioeducativa no Ceará.

A mesa de abertura contou com a presença do superintendente da Seas, Roberto Bassan, acompanhado de diversas autoridades: Cynthia Studart Albuquerque, secretária-executiva da SDHDS; Dr. Fernando de Souza Vicente, representante do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e de Execução de Medidas Socioeducativas (GMF); Dra. Andreia Rebouças, defensora pública e supervisora do Núcleo de Atendimento aos Jovens e Adolescentes em Conflito com a Lei de Fortaleza (Nuaja); Reginaldo Silva, representante do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA); e Francisco José (Franzé), representante da SPS.

O superintendente da Seas, Roberto Bassan, ressaltou que o seminário “Tecendo Redes” é de construção cotidiana e uma reunião de trabalho: “A ideia é que a gente se encontre aqui, mas temos que estar no ambiente dos CREAS, no socioeducativo, onde a política realmente acontece. Fico feliz por estar diante de profissionais qualificados no município de Fortaleza e nos centros socioeducativos”, destacou Bassan.

Encerrando o encontro, a coordenadora da Assistência Social da SDHDS, Iracema Machado, e a coordenadora da Assessoria Especial de Diretrizes Socioeducativas da Seas, Ana Paula Íris, apresentaram a proposta de acompanhamento integrado, um avanço significativo para fortalecer a articulação entre políticas e serviços que compõem o atendimento socioeducativo em Fortaleza.