Seas participa da abertura da Semana dos Direitos Humanos

9 de dezembro de 2025 - 09:22

Fotos: Estácio Jr./Governo do Estado


A Secretaria dos Direitos Humanos do Ceará (Sedih) abriu, nesta segunda-feira (8), a Semana dos Direitos Humanos. Realizada até 12 de dezembro, a iniciativa reforça o compromisso coletivo do Estado com a construção de uma sociedade mais justa e humana. A Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas) marcou presença com o superintendente Roberto Bassan e a coordenadora da Escola de Socioeducação Milton Carlos Lima de Oliveira, Jéssica Muriel, ambos conselheiros do Conselho Interinstitucional de Justiça Restaurativa, Mediação e Cultura de Paz.

A solenidade de abertura, intitulada “Por um Ceará mais Humano”, com a presença da secretária dos Direitos Humanos do Ceará, Socorro França, ocorreu na sede da Sedih, em Fortaleza, e contou com palestra da professora Zuleide Queiroz. Durante o evento, também foram entregues a comenda “Defensores dos Direitos Humanos” e as homenagens aos “Agentes da Memória”.

Os homenageados de 2024/2025 da comenda foram: Centro de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos da Arquidiocese de Fortaleza (CDPDH); Hélio das Chagas Leitão Neto; Inocêncio Rodrigues Uchôa; Maria José Lima de Carvalho Rocha Barroso (in memoriam); e Rosa Maria Ferreira da Fonsêca (in memoriam).

A programação segue nesta terça-feira (9), com a entrega da reforma do Instituto dos Cegos, em Fortaleza. A instituição foi beneficiada com quase R$ 1 milhão do Fundo Estadual da Pessoa Idosa (FEICE), instrumento vinculado à Sedih que fortalece políticas de promoção e garantia de direitos da pessoa idosa no Ceará.