Exposição celebra parceria histórica entre a Seas e o Museu da Fotografia
21 de janeiro de 2026 - 12:25
Texto Marconi Alves Ascom Seas Fotos: Lavingnia Maciel e Tamiris Soares/ Museu da Fotografia Fortaleza

“Um olhar que vai além”. A nova exposição em cartaz no Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), inaugurada nesta terça-feira (20), apresenta fotografias produzidas por jovens em cumprimento de medidas socioeducativas no Ceará. A mostra integra o projeto Despertando Olhares e marca mais um capítulo da parceria de oito anos entre a Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas) e o MFF. A visitação pública segue aberta até o mês de fevereiro.
A iniciativa evidencia o potencial transformador da arte e consolida uma das primeiras parcerias institucionais da Seas, vinculada à Secretaria da Proteção Social (SPS), que completa 10 anos de criação em 2026. Durante a solenidade de abertura, o superintendente da Seas, Roberto Bassan, ressaltou a relevância e a solidez da parceria, destacando o impacto positivo da metodologia desenvolvida pelo museu junto aos jovens.

“Não é algo pontual. O museu construiu uma metodologia de intervenção com os jovens, e os orientadores e professores têm feito a diferença. Agradeço pela sensibilidade, pelo compromisso, pela troca e, sobretudo, pela responsabilidade social e pela contrapartida que o museu oferece ao sistema socioeducativo. Ao Dr. Sílvio Frota, diretor do museu, registro aqui nossa gratidão”, afirmou Bassan.

O lançamento da exposição reuniu adolescentes e seus familiares, diretores de todos os centros socioeducativos do Ceará, além de socioeducadores, coordenadores de segurança, equipes da sede e demais colaboradores do sistema socioeducativo. Autoridades presentes, como o deputado estadual e presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Renato Roseno, e a vereadora Adriana Almeida, também prestigiaram o evento e destacaram o talento e a sensibilidade artística dos jovens participantes.
Também participaram da mesa de abertura: Dr. Fernando Vicente (GMF); Dr. Antônio Forte (Procurador de Justiça); Aline Rodrigues (coordenadora MFF); Rosângela Aguiar (Sesporte); Helena Campelo (Secult) e Mariane Gondim (Secretaria de Direitos Humanos).

Talento dos jovens artistas
Cada vez mais entrosados e bem orientados pelo professor Roberto, os jovens do CSCAL protagonizaram uma grande apresentação com a banda de pagode, que já se apresentou inclusive em ambiente universitário. Antes da solenidade de abertura, os adolescentes deram um verdadeiro show e foram calorosamente aplaudidos por um público visivelmente impressionado. A banda também acompanhou uma jovem do Centro Socioeducativo Aldaci Barbosa em uma apresentação musical especial.