SEAS participa do I Encontro Regional Interdisciplinar sobre os direitos da Infância e Juventude

15 de dezembro de 2016 - 10:00

Com o intuito de debater sobre a justiça restaurativa no Brasil, a Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo(Seas), participou nessa terça-feira (13) do I Encontro Regional Interdisciplinar sobre os direitos da Infância e Juventude, realizado pela Terre des hommes Brasil em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC).

O evento que aconteceu na Faculdade de Direito da UFC, teve uma programação extensa sobre as práticas restaurativas, incluindo o lançamento oficial da 5ª edição do Livro “Vozes — O que pensam os/as adolescentes sobre o sistema socioeducativo, a prevenção ao ato infracional e sua responsabilização”. Representando a Seas, o superintendente Cássio Franco participou da mesa redonda sobre “A Justiça Restaurativa na Socioeducação”, com Dr. Marcelo Salmaso (TJ-SP), Dr Manuel Clístenes (Juiz de Direito da 5ª Vara da Infância e da Juventude de Fortaleza), Hugo Mendonça(Caopij/MP- CE), Cláudio Ricardo(Setra) e Luciano Tonet(6ª Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude), e o Padre Agnaldo Soares (SDB).

Na ocasião, Cássio Franco abordou a nova gestão do Sistema Socioeducativo do Ceará, passando por reflexões sobre a mudança das práticas institucionais e que estão diretamente relacionadas aos processos restaurativos. “Esse momento de mudança do Sistema Socioeducativo do Ceará passa por uma perspectiva mais organizacional. Neste sentido existem alguns modelos de gestão que estão sendo propostos na perspectiva do enfoque restaurativo.”

O I Encontro Regional Interdisciplinar sobre os direitos da Infância e Juventude acontece até sexta-feira(16) na Faculdade de Direito na UFC.

Vozes”

Também na ocasião, o livro “Vozes” teve sua 5ª edição lançada pela Assessora Técnica em Justiça Juvenil do TDH, Carolina Oliveira. O projeto que foi criado em 2008, escutou neste exemplar os jovens do sistema socioeducativo. Foram ouvidos 105 adolescentes durante 10 meses.

Durante o evento, os adolescentes que participaram da construção do livro, autografaram os exemplares de quem estava no encontro.

Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo
Lígia Duarte