SEAS, SEDUC e SME promovem capacitação para os professores que lecionarão no Sistema Socioeducativo do Estado do Ceará

9 de março de 2017 - 18:00

O evento reuniu diretores, pedagogos e professores que atuam no Sistema Socioeducativo

A Superintendência Estadual do Sistema de Atendimento Socioeducativo (Seas) em parceria com a Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc) e a Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza (SME) promoveu nesta quinta-feira (9) a abertura do curso de capacitação para os professores que ensinarão nos centros socioeducativos de Fortaleza. A solenidade teve como objetivo nivelar os professores que atuarão na oferta de educação formal aos jovens privados de liberdade no Estado do Ceará das peculiaridades e diretrizes pedagógicas do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo.

Através da modalidade de Educação de Jovens e Adultos – EJA, todos os Adolescentes e Jovens que atualmente encontram-se cumprindo Medidas Socioeducativas serão contemplados com aulas regulares, divididas da seguinte forma: os anos iniciais ficam sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação, que vai da Alfabetização até o 5º ano do ensino Fundamental (também classificado como anos iniciais). Já do 6º até o 9º ano (classificado como anos finais), e o Ensino Médio (que abrange do 1º a 3º ano), serão ofertados pela Secretaria de Educação do Estado, conforme o termo de cooperação técnica firmado entre a Seas, Seduc e SME.

Com o intuito de explicar a importância dessa parceria, foram convidados diretores, pedagogos e professores que atuam no Sistema Socioeducativo. Durante a abertura do evento, o Superintendente da Seas, Cássio Silveira Franco, o Secretário Adjunto da SME, Jefferson Queiroz Maia, e a Secretária Adjunta da SEDUC, Márcia Oliveira Cavalcante Campos, ressaltaram a importância da cooperação entre o Estado e Município para a oferta do ensino formal para os jovens e adolescentes que estão no sistema socioeducativo do Estado do Ceará em todas as séries, desde a alfabetização até o Ensino Médio.

Para Nohemy Rezende, da Coordenadoria da Diversidade e Inclusão Educacional da SEDUC “Este momento se reveste de uma importância estratégica, porque nós conseguimos fortalecer e consolidar uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza e com essa nova instância que é a Seas, que a meu ver expressa toda a importância desta política para o governo do Estado do Ceará. Este momento é de grande importância, pois estamos retomando essa parceria em outras bases e ampliando essa parceria, a meu ver qualificando essa oferta”.

Durante o evento, o Superintendente da Seas, Cássio Silveira Franco, contextualizou o novo modelo de gestão que vem sendo implementado no Sistema Socioeducativo do Estado e ressaltou a articulação entre os órgãos da educação. “Essa articulação e essa possibilidade de discutirmos com diferentes instâncias, diferentes entes, estadual, municipal e algumas vezes federal, além dos órgãos que compõem o sistema de justiça e de garantias de direito, é que possibilita a construção de uma nova política, um novo momento”.

O curso de formação dos professores que atuarão nas unidades socioeducativas de Fortaleza será ministrado nos dias 13 e 14 de março.