SEAS anuncia plano de reordenamento institucional dos Centros Socioeducativos

6 de abril de 2017 - 14:00

 

A Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (SEAS) com o objetivo de implantar um novo modelo de gestão e transformar a cultura institucional, dará prosseguimento aos processos de intervenção nos centros socioeducativos do Estado do Ceará, com a previsão de início do reordenamento institucional para os Centros Socioeducativos Dom Bosco e semiliberdade e internação provisória de Sobral ainda no mês de abril e para o Cecal e unidade semiliberdade e internação provisória no início de maio.

Os planos de reordenamento partem de um diagnóstico da situação atual das unidades, com planejamento das ações para construção de uma metodologia, com previsão de fases no atendimento socioeducativo, a construção de rotina institucional de recepção, acolhida, integração, medida disciplinares e ala de progressão de medida socioeducativa e ainda a construção de práticas socioeducativas com estudos de caso e implantação do conselho disciplinar.

O processo de reordenamento institucional prevê a capacitação em serviço dos profissionais das unidades, a presença de profissionais experientes e das coordenações da Seas, e inicia as ações estabelecendo uma rotina de segurança no interior das unidades, definição dos postos de trabalho e escala de plantão dos socioeducadores, construção do cronograma de atividades: atendimentos técnicos, escolarização, profissionalização, atividades esportivas e atividades culturais, além da participação da família no processo socioeducativo. Além das ações socioeducativas e formativas está previso a realização de obras para adequação dos espaços físicos.

As unidades situadas em Fortaleza tiveram mudança nas direções, tendo Dom Bosco equacionado as situações de crise, construindo o momento propício para a intervenção. No Centro Socioeducativo CECAL, há um movimento prévio ao processo de reordenamento institucional que passa pela retomada da segurança da unidade. Ainda nesta semana este centro passou por uma situação de conflito provocada pela insatisfação dos jovens em virtude do atraso na revisão dos processos judiciais. No qual a Seas junto ao Tribunal de Justiça e ao Ministério Público estão articulando uma audiência concentrada para resolver todos os casos pendentes desta unidade.

Os processos de reordenamento institucional dos Centros Socioeducativos é um processo que teve início com a implantação da SEAS, com a mudança da gestão administrativa dos centros e se consolida com os processos internos nas unidades, a partir de um novo modelo de gestão, e deve se consolidar com a realização do teste seletivo para contratação de profissionais que serão capacitados para atuar junto aos adolescentes.

As ações de reorganização das unidades serão apresentadas na próxima quarta-feira (12) ao juiz titular da 5ª Vara do juizado da infância e juventude, Dr. Manuel Clistenes de Façanha.

 

 

06.04.17