Adolescentes dos Centros Socioeducativos visitam a Bienal Internacional do Livro

24 de abril de 2017 - 15:00

Adolescentes dos centros socioeducativos de Fortaleza tiveram a oportunidade de conhecer a extensa programação de atividades da XII Bienal Internacional do Livro que aconteceu no Centro de Eventos do Ceará. O evento que ocorreu até o último domingo (23) além da venda de livros, exibiu apresentações, discussões e várias outras atividades sobre o conhecimento literário.

Durante a última semana, jovens da unidade socioeducativa Canindezindo e da unidade de semiliberdade Mártir Francisca foram conferir a feira e se mostraram animados. Para a maioria, aquela era a primeira vez, em um evento desse porte. Segundo A. de 17 anos, foi uma experiência enriquecedora ir a Bienal e a oportunidade de se identificar ainda mais com sua futura profissão. “Esse momento foi de muito aprendizado porque eu já estava procurando informações sobre o curso de Direito que é o meu sonho, é o plano que eu tenho. Eu vi na livraria coisas que eu ainda não sabia e esse aprendizado faz a gente se motivar para transformar nosso sonho em realidade.”

Os jovens que cumprem medida de internação tiveram a oportunidade de conhecer a apresentação artística de Jardson Remido, um jovem que também já passou pelo sistema socioeducativo, e atualmente mostra sua arte com versos poéticos pelos coletivos de Fortaleza.

Já os adolescentes da unidade de semiliberdade conheceram a sala de apresentações de cordéis, e um dos jovens aproveitou para também mostrar sua arte. J. de 15 anos, apresentou um cordel que ele mesmo escreveu.

No total, 27 jovens participaram da visita, que só foi possível por autorização judicial e convite da equipe do CEJA (Centro de Educação de Jovens e Adultos). A equipe técnica das unidades e o diretor do Canindezinho, Pedro Figueiredo, acompanharam toda a programação.

 

* Nessa matéria optamos por preservar a identidade dos jovens

 

Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo
Lígia Duarte
Assessoria de Comunicação
(85) 3101-2021/989676965