Seas participa de certificação para jovens em situação de vulnerabilidade social

19 de maio de 2017 - 16:30

 

A Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas) participou na manhã desta sexta-feira (19) na sede da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) da entrega de certificados aos jovens que participaram do Projeto Piloto de Qualificação Profissional e Inserção Laboral de Adolescentes nas áreas de Multimídia (Web Desing) e Mecânica e Automotiva desenvolvido em parceria pela Seas, Stds, Instituto de Educação Portal (IEP) e pelo Programa de Apoio às Reformas Sociais do Ceará (Proares).

O evento que certificou 65 jovens, contou com a presença da vice-governadora do Ceará, Izolda Cela, do superintendente do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas), Cássio Franco, do secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, Josbertini Clementino, do diretor-presidente da IEP, Eduardo Figueiredo, do coordenador geral do Proares, Roberto Luiz e da coordenadora de Diretrizes Socioeducativas da Seas, Francisca Silva.

A vice-governadora, Izolda Cela, ressaltou o empenho dos jovens durante o curso. “A parte fundamental dessa história são vocês, os jovens e suas famílias também. […] Inclusive para fazer com que depois de vocês outros tenham também boas oportunidades como essa sendo bem avaliado. O tanto que vocês se dedicam e o desempenho de vocês nessa história é o que na verdade faz a diferença.”

Para o ex-socioeducando, A. C. de 17 anos, a oportunidade de se profissionalizar foi muito importante em sua trajetória. “Foi uma experiência muito boa, única na minha vida. Eu sou muito grato por tudo que essas pessoas fizeram por mim.” Atualmente, o adolescente está em processo de seleção para trabalhar em uma empresa.

 

O Curso

Com sete meses de duração, o curso teve o total de 480 horas sendo divididas igualmente entre qualificação e estágio profissional, destinou 20% das vagas para adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de internação e de semiliberdade; 30% para adolescentes em regime de Liberdade Assistida e Prestação de Serviço à Comunidade; 30% para egressos da privação de liberdade; e outros 20% das vagas contemplaram adolescentes das comunidades da capital.

 

Os participantes foram selecionados pela equipe do Projeto Transformando Vidas, coordenado pela STDS, em parceria com a Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Social e Combate à Fome (Setra), por meio do CREAS, Seas e a Vice-Governadoria do Estado através do Programa Ceará Pacífico.

 


Governo do Estado do Ceará
Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo.
Lígia Duarte
Assessoria de Comunicação
(85) 3101-2021/98967-6965