Olimpíada Socioeducativa: Unidades se reúnem em evento esportivo

12 de junho de 2017 - 17:30

 

Os jogos acontecem até o dia 28 de junho na sede da unidade Canindezinho

 

 

Inspirados pelo espírito olímpico de união e fraternidade, os adolescentes do Sistema Socioeducativo do Estado se reuniram nesta segunda-feira (12) na sede do Centro Socioeducativo Canindezinho para a abertura da I Olimpíada Socioeducativa do Estado. A pira olímpica foi acesa nesta manhã, marcando a abertura do evento pela Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas).

 

“Hoje realizamos a abertura da I Olimpíada Socioeducativa do Ceará, em comemoração do primeiro ano de criação da Superintendência. O esporte, assim como as práticas restaurativas, é um dos eixos estruturantes do novo modelo de gestão. O esporte traz toda uma rotina de disciplina e de regras de convivência social que são importantes para as medidas socioeducativas”, disse o superintendente, Cássio Franco.

 

A senhora Maria Joceliana, mãe de um socioeducando do Centro Socioeducativo Aloísio Lorscheider, destacou “Muito obrigada pelo cuidado com nossos adolescentes e por um evento maravilhoso como esse. Eles precisavam ver o mundo diferente. Agora nosso filho está aprendendo o que é educação e respeito”.

 

Com enfoque no protagonismo juvenil, o evento contou com a participação ativa de jovens dos centros socioeducativos. Um adolescente ficou encarregado por parte do cerimonial, outros se dividiram em apresentações culturais desenvolvidas durante o evento, como a roda de capoeira, o hip hop, o cordel e o violão.

 

Cerca de 100 adolescentes, de todas as unidades de atendimento socioeducativo de Fortaleza, compareceram à solenidade de abertura para um desfile formal dos times que disputarão os jogos esportivos. A competição contará com torneios de futebol society, futsal, tênis de mesa e xadrez.

Estiveram presentes no evento o Superintendente da Seas, Cássio Franco, o Coordenador Geral do SINASE, ligado ao Ministério dos Direitos Humanos, Ricardo Peres, a Assessora de Gabinete da Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Juliana Mendes, o Secretário Executivo de Esporte do Estado do Ceará, Alcides Feitosa, e o Defensor Público do Núcleo de Atendimento aos Jovens e Adolescentes em Conflito com a Lei (Nuaja), Francisco Rubens de Lima Júnior.

 

Também estiveram presentes no evento, representantes das Federações Cearense de Atletismo, Judô, Skate e Bicicross, bem como do Basquete Cearense.


 

Governo do Estado do Ceará

Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo.

Lígia Duarte

Assessoria de Comunicação

(85) 3101-2021/98967-6965