Seas realiza reunião sobre arte-educação para os centros socioeducativos

22 de junho de 2017 - 16:00

A ideia é projetar ações futuras com especialistas em arte e educação


Com intuito de desenvolver atividades de arte e cultura como estratégias para o desenvolvimento da proposta pedagógica, a Superintendência Estadual de Atendimento Socioeducativa (Seas) se reuniu nessa quarta-feira (21) com o artista Narcélio Grud, em seu atelier, para discutir a viabilidade de ações futuras.

Com uma vasta experiência em arte urbana, Narcélio Grud é formado em Design de Interiores e realiza diversos tipos de intervenções artísticas-culturais em todas as partes do mundo.

A ideia é que a gente possa fazer uma experiência com a arte urbana fora de seu local natural de habitat e ver a força que ele tem de transformação dentro de um espaço que precisa. Assim como a cidade precisa ter mais cor, assim como as ruas precisam estar mais coloridas e acredito também que um espaço como um centro socioeducativo é um ótimo laboratório para receber alguns tipos de intervenções artísticas e ver a força que isso tem de mexer, de transformar, de modificar o lugar.”, disse Narcélio.

Para o superintendente Cássio Franco, a cultura é fundamental no processo de implantação do novo modelo de gestão. “Esse processo de reordenamento institucional que estamos promovendo na gestão tem um conteúdo importante que é a transformação interna de cada pessoa que está no sistema socioeducativo, familiares, profissionais, sistema de justiça e os adolescentes. E esse processo de mudança não se faz por lei, por decreto, se faz por transformações internas. O processo de mudança acontece através da cultura, da arte, do esporte, de relações mais próximas, mais humanas. E é por isso que temos lançado vários programas nesse sentido. Eu entendo que essa promoção do ser humano através da cultura é muito importante para o desenvolvimento da cultura de paz.”

A reunião serviu para alinhar estratégias de apoio entre interlocutores especialistas em arte e educação, nos centros socioeducativos.

 

 

Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo.
Lígia Duarte
Assessoria de Comunicação

(85) 3101-2021/98967-6965