Governo lança programa esportivo para jovens do Sistema Socioeducativo

29 de junho de 2017 - 17:00


Durante as duas últimas semanas deste mês de junho, 240 adolescentes participaram da Olimpíada Socioeducativa no Ceará. Levantaram a bandeira do Esporte como ferramenta transformadora de vidas. A chave de abertura para novas perspectivas, possibilidade de um futuro melhor. E essa reflexão, abraçada por juventude, educadores físicos e gestores estaduais, foi destacada na solenidade de encerramento dos Jogos, realizada nesta quinta-feira (29), no Centro de Formação Olímpica do Nordeste (CFO), quando o Governo do Ceará lançou o Programa “Esporte Gera Ação”. A iniciativa tem como objetivo ampliar os bons exemplos de ressocialização através de atividades esportivas regulares dentro dos centros do Sistema Socioeducativo.

 

O “Esporte Gera Ação” envolverá parcerias com mais de 15 federações esportivas que atuam no Estado, colocando o Esporte como parte do processo educacional e social. Para isso, a Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas) estruturou os eixos de: Escolas de Modalidades Esportivas, Círculos de Palestras Motivacionais, Jogos de Apresentação, Participação dos Adolescentes em Agendas Positivas das Federações, Avaliação de adolescentes que possuem aptidões em determinado esporte para que possam participar de seletivas, Formação de arbitragem e Formação em monitores de esporte. Todas acompanhadas por educadores e representantes de federações de cada modalidade.

 

WEB_170629_OLIMP_SOC_EDU0643.jpgPresente na cerimônia de encerramento da Olimpíada, a vice-governadora Izolda Cela destacou que os adolescentes e jovens privados de liberdade necessitam fundamentalmente de estímulos para buscar novos caminhos na sociedade. Neste sentido, afirmou, o Programa apresentado por meio da Seas é um grande benefício para a recuperação dos socioeducandos.

 

“Uma das melhores coisas que pode se oferecer para a juventude é o Esporte. Através do Programa, cada uma das federações e das modalidades está trabalhando com a Superintendência para construir os planos de ação voltados para os centros socioeducativos. Oferecer esporte é uma das rotinas fundamentais, inclusive previstas por lei. Será visto com os jovens quais os talentos e preferências nas atividades de Esporte. A nossa expectativa não é a formação de atleta profissional e de alto rendimento. Na verdade queremos o envolvimento social que o esporte produz. O horizonte é ter em cada centro uma agenda vigorosa e permanente de atividades para os jovens”, disse a vice-governadora.

 

O superintendente da Seas, Cássio Franco, explicou que o “Esporte Gera Ação” vem como um grande presente no aniversário de um ano de existência dos serviços da superintendência. “Estamos comemorando o primeiro ano de criação da Seas. Ela foi publicada no Diário Oficial no dia 28 de junho do ano passado, e desde então traz dentre outras coisas uma proposta pedagógica de Educação através do Esporte. Temos várias ações sendo estruturadas para o desenvolvimento pessoal de cada um, no relacionamento com a comunidade e com a família”.

 

Os Jogos

 

WEB_170629_OLIMP_SOC_EDU0641.jpgA Olimpíada Socioeducativa ocorreu entre os dias 12 e 28 de junho, envolvendo 240 adolescentes para disputas nas modalidades futsal, futebol society, tênis de mesa e xadrez. Todos os esportes contaram com equipes femininas e masculinas. Os jogos foram realizados nas sedes de centros do Sistema Socioeducativo do Estado.

 

Na solenidade de encerramento, os atletas campeões receberam as medalhas das mãos de nomes de destaque no esporte cearense. Estiveram presentes na festa os ex-jogadores de futebol Sérgio Alves, Petróleo e Marquinhos Capivara, o ex-jogador de futsal Manoel Tobias, o atacante Rafael Costa (Ceará Sporting Club), o goleiro Marcelo Boeck (Fortaleza Esporte Clube), além de representantes de federações de diversas modalidades esportivas.

 

Ídolo da seleção brasileira de futsal, o cearense Manoel Tobias ressaltou a importância da gestão estadual investir no Esporte como alternativa de futuro melhor para jovens que estiveram sem perspectivas e oportunidades no início da vida. “Tudo começa numa oportunidade. Eu não fui diferente. Minha oportunidade foi numa escola pública. Eles estão tendo acesso a isso através do Sistema Socioeducativo do Governo do Estado, o que é muito relevante. A ferramenta transformadora é o esporte, e juntando com a formação educativa, temos um golaço”, relatou.

 

Os resultados

 

WEB_170629_OLIMP_SOC_EDU0588.jpgA oportunidade destacada por Tobias foi a que o adolescente L.F.A.S, de 19 anos, agarrou sem pestanejar. O jovem é interno do Centro Educacional Cardeal Aloísio Lorscheider (Cecal), de onde surgiu o time campeão do futsal masculino na Olimpíada Socioeducativa deste ano. Destaque, ele foi o artilheiro do torneio, com 18 gols marcados.

 

“Foi no Centro Educacional que eu aprendi a jogar o futsal. Quando surgiu a oportunidade por lá, me interessei, pois o meu sonho sempre foi ser jogador de futebol. O meu professor ajudou muito e hoje estou muito agradecido por estar ressocializado e comemorando as vitórias. Eu estou muito feliz. Agora quero vencer na vida, seguindo os meus sonhos”, testemunhou, satisfeito com e orgulhoso com o troféu em mãos.

 

Há 13 anos trabalhando com serviços sociais através do ensino do futsal, o educador físico Mário Gésio vivenciou surpresa gratificante no CFO. Ao receber as medalhas, as equipes sob seu comando correram para entregá-lo cada uma delas. Um momento de reconhecimento e de emoção, partido dos atletas que se sentiram cuidados pelo professor.

 

“Eu não esperava essa homenagem dos meninos. A gente trabalha muito com eles para fazer isso acontecer. A felicidade é muito grande por ter esse retorno deles. Vamos continuar em frente, porque isso foi só o início. Temos muito a fazer com os jovens do Sistema Socioeducativo. O exemplo deles fazem a gente acreditar a cada dia mais nesse trabalho”, afirmou Mário.

 

CFO

 

O secretário do Esporte, Euler Barbosa, esteve na cerimônia e destacou as últimas reuniões tocadas pela Pasta no que se refere à utilização do Centro de Formação Olímpica do Nordeste. O titular da Sesporte revelou que o equipamento envolverá, a partir de sua inauguração, uma série de discussões com entidades desportivas para a construção de uma política estadual do Esporte.

29.06.2017

 

Fotos: Marcos Studart / Governo do Ceará

André Victor Rodrigues
Repórter / Célula de Reportagem