Adolescentes do Aldaci Barbosa concluem curso do Proerd

9 de agosto de 2017 - 18:00

Cerca de 40 meninas do Centro Socioeducativo Aldaci Barbosa Mota participaram, nessa última terça-feira (8), da solenidade de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência – PROERD, vinculado a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Com a participação do Superintendente, Cássio Franco, e demais autoridades, as jovens receberam certificados e prêmios.

As adolescentes realizaram, durante um mês, atividades didáticas de orientação sobre os malefícios do uso de drogas, bullying e como evitá-las. O 1º Sargento da Polícia Militar responsável por essa edição na unidade, Francisco Wandecy Moreira Rocha, utilizou uma metologia alternativa de tomada de decisões com as jovens que estão privadas de liberdade.

“A finalidade do Proerd é trazer a metodologia do modelo de tomada de decisão. Após elas saírem aqui do Aldaci saberem como selecionar as amizades, tomarem decisões saudáveis, não errar mais, para que não retornem e não venham sofrer mediante seus erros, seus atos infracionais. Então a gente usa a metologia de valores, de respeito, até mesmo o amor, disse o Sargento Wandecy.

A solenidade de entrega dos certificados de formatura, foi marcada por um momento de juramento das adolescentes em que firmaram um compromisso de não usar mais drogas, e premiação para aqueles que acrescentaram para que o programa fosse um sucesso.

O superintendente Cássio Franco reforçou a importância do curso na vida das adolescentes. “Agradeço aos familiares que se fazem presentes e as meninas que estão aqui, que estão se dedicando, se empenhando em um processo de mudança pessoal. Essas formações que tem como o Proerd e tantas outras ações, elas têm um objetivo principal para vocês meninas para saber fazer escolhas. A vida apresenta a cada um de nós uma série de desafios, que são difíceis de ser superados muitas vezes. Mas a vida é muito rica e cheia de oportunidades. Que vocês possam aprender a fazer novas escolhas, aproveitem esse momento do Proerd que promove essa reflexão.”

Estiveram presentes na cerimônia, o Superintendente, Cássio Franco, a Coordenadora da Coordenadoria da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça do Ceará, Desembargadora Maria Vilauba Fausto Lopes, a Promotora de Justiça, Dra. Antônia Lima Sousa e representantes da Polícia Militar do Estado do Ceará.

Proerd
O curso do Proerd é voltado para crianças de 9 a 12 anos e aborda sobre os malefícios do uso das drogas. Atualmente é ministrado em escolas públicas, privadas e instituições.

Para mais informações, contato: 3101-3551.

Fotos: Daniele Farias/Seas

Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo.
Lígia Duarte
(85) 3101-2021/98967-6965