Adolescentes recebem premiação do Concurso de Desenho, Redação e Artigo em Direitos Humanos da OAB-CE

21 de agosto de 2017 - 15:00


A Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas) em parceria com a Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Estado do Ceará (OAB-CE), realizou na última segunda-feira (14) cerimônia de premiação dos ganhadores do I Concurso de Direitos Humanos – 2017 para Pessoas Privadas de Liberdade e Adolescentes em Conflito com a Lei.


O evento foi realizado no Centro Socioeducativo do Canindezinho e contou com a participação dos nove adolescentes premiados, familiares, professores e equipe técnica responsável por ajudar ativamente durante o processo do concurso, que aconteceu no mês de abril. Participaram da seleção adolescentes dos seguintes centros socioeducativos: Aldaci Barbosa Mota, Passaré, Mártir Francisca e São Miguel.


Com o tema “Os motivos que os levaram à prática de delitos, bem como as reais necessidades de cada um dentro do sistema prisional”, os adolescentes tiveram a oportunidade de relatar sobre suas vivências por meio de redações e desenhos. O concurso foi dividido em três categorias: Desenho, selecionando jovens da Alfabetização e do 1º ao 5º do Ensino Fundamental; Redação I, para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; e Redação II, para alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio.


Para o Superintendente Cássio Franco, esse foi um momento importante para os jovens premiados. “Esses erros que cometemos, são oportunidades de aprendizagem em qualquer situação, em especial nessa em que vocês estão cumprindo ou já cumpriram medidas socioeducativas. Uma cerimônia como essa serve como um marco importante a ser comemorado. Mais do que um certificado que vocês receberam, o que importa é o valor do processo de participação, do engajamento que vocês tiveram para elaborar suas redações, fazer seus desenhos, disse durante a cerimônia”.


Ainda durante a cerimônia, professores e pedagogos foram homenageados pelo empenho e dedicação, em estimular os adolescentes que cumprem medidas socioeducativas a participar do Concurso.

 

Estiveram presentes na ocasião, o Superintendente da Seas, Cássio Franco, o presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-CE, Deodato José Ramalho Neto, e os membros da Comissão as advogadas: Carmen de Almeida Simões, Maura Nivia Bezerra Alves Pinheiro e  o advogado Rafael Negreiros Castelo Branco.

 

 

 

Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo.
Lígia Duarte
Assessoria de Comunicação
(85) 3101-2021/98967-6965

Fotos: Daniele Farias/Seas