Seas apresenta o novo modelo de gestão em encontro com o sistema de justiça

1 de setembro de 2017 - 17:00

A Superintendência de Atendimento Socioeducativo do Ceará (Seas) participou, na manhã dessa quinta-feira (31), do VIII Encontro da Magistratura, do Ministério Público e da Defensoria Pública da Criança e do Adolescente do Estado do Ceará. O evento, realizado no auditório Cardeal Dom Aloísio Lorscheider do Tribunal de Justiça do Ceará, teve como um dos temas de debate o Sistema de Atendimento Socioeducativo do Ceará.

Durante o encontro, o Superintendente Adjunto da Seas, Ramom Carvalho, discutiu acerca do tema “O Cenário atual do Sistema Socioeducativo do Estado do Ceará” e comentou sobre as ações de reorganização da Seas instauradas durante este um ano de gestão do Sistema Socioeducativo do Ceará, e os desafios que ainda terão. “[…] O grande desafio do sistema socioeducativo é o de tentar criar oportunidades, para que aquele adolescente possa se sentir motivado a mudar. Considerando que a mudança parte de uma perspectiva pessoal, cabe ao Estado crias as condições para as escolhas aconteçam. É necessário que sejam criadas oportunidades atrativas, que possam despertar naquele adolescente o interesse por uma nova proposta de vida.”

Ainda durante a mesa de debate, o juiz titular da 5ª Vara da Infância e Juventude, Manuel Clístenes, comentou sobre a notória mudança no cenário atual do sistema socioeducativo do Estado do Ceará com a gestão da Seas dentro deste um ano, mas pondera que ainda existe muito a se fazer.

“De lá pra cá indiscutivelmente a coisa melhorou, tivemos uma redução drástica no número de fugas. O número de rebeliões diminuíram muito. […] O contexto geral, considerando a crise e o colapso que nós vivemos de 2014 até 2016, indiscutivelmente todos os centros educacionais do Estado do Ceará apresentam uma melhora significativa. Praticamente todos eles estão reformados, já contam com uma questão de higiene bastante próxima do ideal, alimentação, as atividades começaram a retornar, ainda estão longe do ideal, mas já temos muitas atividades em funcionamento aqui no nosso Estado”, comentou.

Além do superintendente adjunto, estiveram presentes na mesa de debate a Promotora de Justiça da Comarca de Crateús, Dra. Milvânia de Paula Britto Santiago, que presidiu a Mesa, o Juiz da 5º Vara da Infância e Juventude, Manuel Clístenes de Façanha Gonçalves, a Promotora de Justiça, Dra. Antônia Lima Sousa, representando a Coordenadoria das Promotorias de Justiça da Infância e da Juventude e o Defensor Público, Epaminondas Carvalho Feitosa.

Lígia Duarte
(85) 3101-2021/98967-6965