Qualificação: Barbearia é instalada em Centro Socioeducativo para iniciação profissional

26 de setembro de 2017 - 19:00

 

Com o propósito de promover meios e oportunidades de geração de emprego e renda para os adolescentes que cumprem medidas socioeducativas no Ceará, a Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo inaugurou na tarde desta terça-feira, 26, no Centro Socioeducativo Patativa do Assaré, um espaço destinado à profissionalização na área de barbearia, ramo que vem crescendo no mercado local.

O curso, que terá duração de três meses, além de oferecer todo o aparato material, didático e pedagógico, também ofertará aos adolescentes fardamento e certificação. A primeira turma será composta por 20 adolescentes nos períodos da manhã e tarde.

“Para mim, a sensação é de estarmos contribuindo para o bem deles, para a ressocialização, pois eu acho importante nós cuidarmos deles aqui, mas já preparando eles para o retorno ao convívio familiar e comunitário. A gente sabe que quase ninguém tem oportunidade lá fora, de ter uma profissão, e isso acaba perpetuando o ciclo de violência”, disse a diretora Érika Moraes sobre o início do curso profissional.

De acordo com o professor do curso, Fábio Lima, durante as aulas os adolescentes aprenderão a cortar cabelo, fazer higienização e estética, além de terem aulas sobre empreendedorismo, nas quais será explicado como os jovens podem conseguir abrir e gerir o seu próprio negócio.


Perguntado sobre o sentimento em relação ao curso, o jovem L.M. disse que “Minha expectativa no caso é aprender mais e me profissionalizar no curso, é uma oportunidade que a Seas e o Iaps estão dando pra gente que está na medida socioeducativa”.

O curso faz parte da metodologia de profissionalização que vem sendo implantada nas unidades de atendimento socioeducativo ficadas na geração de renda, que tanto possam capacitar os adolescentes para assumirem postos no mercado formal, como para montarem o seu próprio negócio em áreas que não requerem grandes investimentos.

Como parte da atividade de profissionalização, os jovens formados poderão participar de ações sociais para continuar aprimorando suas habilidades, que podem ser realizadas em outras unidades e na comunidade.

 

Foto: Daniele Farias/ Governo do Ceará

Ligia Duarte
Assessoria de Comunicação
Telefones: 3001-2021-98967-6965
E-mail: ligia.duarte@seas.ce.gov.br