Festival Concreto encerra atividades nos Centros Socioeducativos

1 de dezembro de 2017 - 16:00

 

As atividades do Festival Concreto nos Centros Socioeducativos do Bairro Passaré, foram encerradas no último domingo, 26. O projeto que deixou um legado de experiências artísticas dentro e fora das unidades foi possível por meio de uma parceria entre a Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo – Seas e a Escola de Arte Urbana – AMPLITUDE.


Durante uma semana, adolescentes e equipe técnica dos Centros Dom Bosco, Passaré, São Miguel e São Francisco tiveram contato com as intervenções urbanas do Concreto. O processo consistiu na construção de um coração de madeira, na colagem de gravuras por meio da utilização de lambe-lambe, como também apresentações artísticas e outros tipos de intervenções que contaram com o apoio de artistas de diversas localidades para passar o seu conhecimento para aqueles que estão reconstruindo seus caminhos para o retorno à sociedade.


Os jovens que estão cumprindo medidas socioeducativas nos referidos centros participaram do processo do Festival Concreto, desde de auxiliar na construção das obras, verificar como algumas foram feitas e entregar à população a arte já concluída, como foi o caso dos cinco jovens do Centro Socioeducativo Dom Bosco, que puderam acompanhar a instalação do “Coração da Madeira”, feito em parceria com o mexicano Libre Gutierrez, na Praia de Iracema.


De acordo com Juliana Marinho, Assistente Técnica da área de Arte e Cultura da Seas, o Festival Concreto “Atingiu muito sensivelmente todos e todas que dele participaram, aproximando países, artistas, comunidades e adolescentes em torno do fazer artístico como instrumento de transformação pessoal e social. Essa experiência deu oportunidade para os jovens construírem experiências socioeducativas que levarão para sempre em suas vidas. O intuito é que atividades deste tipo continuem a mostrar o olhar dos adolescentes e que eles possam acessar novas dimensões do ser.”

 

Lígia Duarte
Assessoria de Comunicação
(85) 3101-2021