Seas e Sesa realizam Seminário para profissionais do Sistema Socioeducativo sobre saúde sexual e reprodutiva

5 de dezembro de 2017 - 10:00

 

Com o intuito de desenvolver um trabalho de sensibilização e orientação sobre saúde sexual e reprodutiva aos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas e aos seus familiares, a Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo – Seas em parceria com a Secretaria da Saúde – Sesa realizou na última sexta-feira, 01, Seminário de formação como multiplicadores para profissionais que atuam nos centros socioeducativos do Ceará, nas áreas de psicologia, serviço social e enfermagem. O evento ocorreu no Hotel Plaza Suites, na Praia de Iracema.


Eliana Freitas, Assessora Técnica da Seas na área de saúde, explica a importância do evento de orientação “O seminário vem para trazer informações, fazer treinamento das equipes multidisciplinares das unidades socioeducativas sobre o tema para se executar o projeto dentro das unidades. O projeto de saúde sexual engloba desde a detecção de DSTs de forma precoce, educação em saúde, e a realização do planejamento familiar  com o fornecimento de contraceptivos para os adolescentes e seus companheiros.


Durante o encontro foram discutidas ações de conscientização para os jovens privados de liberdade, tendo como foco a prevenção de doenças sexuais, gravidez precoce, entre outros. O intuito é propiciar, para adolescentes e familiares, palestras, oficinais e rodas de conversas sobre essa temática, além de oferecer atendimento e tratamento para os casos que demandem atenção especializada.


Em parceria com o Núcleo da Saúde da Mulher, Adolescente e Criança vinculado à Sesa, foram discutidos os seguintes temas durante o seminário: “Política Nacional de Atenção Integral à Saúde de Adolescentes e Jovens, Atendimento de Adolescentes em Unidades Socioeducativas – Ações da Saúde Sexual e Reprodutiva, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos, Adolescente no contexto atual: Humanizando o atendimento, Planejamento Reprodutivo e Fluxo de Atenção e Participação Juvenil como Modelo de Prevenção”.


Inicialmente as atividades de  planejamento familiar serão feitas nos Centros Socioeducativos Aldaci Barbosa Mota e Cardeal Aloísio Lorscheider, posteriormente as outras unidades serão contempladas.

 

Lígia Duarte
Assessoria de Comunicação
(85) 3101-2021/98967-6965