Esporte: Seas e Fortaleza Esporte Clube iniciam atividades do Centro de Treinamento no CEPA

29 de dezembro de 2017 - 19:00

 

 

O Centro Socioeducativo Patativa do Assaré conta agora com um Centro de Treinamento do Fortaleza Esporte Clube. O Governo do Ceará, por meio da Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo e o Fortaleza deram inicio nesta sexta-feira (29) às ações esportivas de futebol na unidade socioeducativa, localizada no bairro Ancuri. Inicialmente 18 adolescentes estão participando das atividades com a equipe do clube, que incluem treinamentos físicos e possibilidade de testes seletivos para novos talentos.


Durante a cerimônia, foram apresentados o coordenador do projeto, o ex-jogador de futebol Clodoaldo Ferreira, como também os uniformes que serão utilizados durante os treinamentos. A parceria está inserida no Programa Esporte Gera Ação, que faz parte do Eixo Governamental Ceará Pacífico, e tem por objetivo ressignificar valores para os adolescentes que estão privados de liberdade, por meio do esporte.


Para Cássio Franco, Superintendente da Seas,“O Programa Esporte Gera Ação foi pensando como um eixo estruturante da proposta pedagógica dos Centros Socioeducativos, visando possibilitar ao adolescente a construção, por meio do esporte, das regras, das referências dos jogos e, principalmente, de referenciais positivos, de uma nova trajetória de vida. Por isso, a parceria com os grandes Clubes, em especial o Fortaleza, se dá com essa premissa, pois ter atletas de renome e a possibilidade de vestir a camisa do time trazem um outro significado para o Jovem“.


Indagado sobre a importância do projeto para o Fortaleza, Plauto de Lima, Gerente de Operações e Projetos Sociais do Clube, “É extremamente gratificante, porque nós estamos realizando nossa atividade fim, só que com um viés social, então a gente não foge das nossas características e contribui bastante para essa área social do nosso Estado. O nosso desejo é ampliar, e não ficar apenas no Patativa do Assaré”.


Também participaram da solenidade os familiares dos adolescentes que estão inseridos no projeto, e ao final, foi realizado um jogo amistoso entre o time formado pelos jovens do Centro Socioeducativo Patativa do Assaré e o time de base Sub-15 do Fortaleza.


Sobre sua participação no projeto, o Adolescentes E. X.X, de 17 anos, disse que “Pra mim é uma nova chance, também para todos que estão aqui dentro, uma nova chance, uma porta que Deus está abrindo, também a Superintendência está olhando pra cá pra dentro e está dando essa oportunidade ao menor que está excluído da sociedade”.


As parcerias com Clubes, Associações e Federações Esportivas estão sendo pensadas e planejadas para serem implantadas em todos os Centros Socioeducativos até o final do ano de 2018.


Fundação Batista Central


O superintendente Cássio Franco ainda formalizou a assinatura do Termo de Cooperação com a Fundação Batista Central, que além de apoiar a ação com o Fortaleza está implementando a ressocialização dos jovens por meio do valor da vida e das relações sociais.


Lígia Duarte
Assessoria de Comunicação
(85) 3101-2021/98967-6965

Fotos: George Braga/Seas