Qualificação: Espaço de Higiene e Beleza é instalado em Centro Socioeducativo para iniciação profissional

9 de janeiro de 2018 - 08:30


As aula acontecerão de segunda a sexta, por três meses


Dentro do eixo de qualificação profissional, a Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo inaugurou na tarde desta segunda-feira, 08, no Centro Socioeducativo Aldaci Barbosa Mota, um espaço destinado à profissionalização na àrea de Beleza e Higiene, ramo em constante ascensão no Estado.  O intuito é o de possibilitar a geração de emprego e renda para as adolescentes que cumprem medida socioeducativa.


Durante a cerimônia de entrega do novo equipamento, os familiares participaram e foram informados como seria o passo a passo das aulas. Para a mãe Sonia Maria da Silva, essa foi uma ótima oportunidade para sua filha. “Eu acho muito bom, porque ela já sabe trabalhar com cabelo […]. Muitas vezes ela pediu para gente pagar pra ela um curso, mas eu não tinha condições. Eu agradeço muito essa senhora [Francisca] por esse curso, porque ela gosta muito disso ai, e eu espero que ela se interesse porque quando ela sair nós [família] vamos montar um salãozinho para ela.”, disse.


De acordo com a professora responsável do curso, Ana Ramos Araújo, durante as aulas as jovens aprenderão sobre ética profissional, trabalho em equipe, técnicas de cabelos, técnicas de cortes, design de sobrancelha e também depilação. O curso, que terá duração de três meses, acontecerá todos os dias da semana, em turmas divididas nos períodos da manhã e tarde. No final do curso todas as adolescentes serão certificadas.


A jovem B.A, de 18 anos, ressaltou a importância de ter um certificado para obtenção de um emprego. “É uma oportunidade muito grande, é muito raro a gente receber essas oportunidades. E eu espero que quando eu sair daqui, eu já saia com um bom aprendizado .Eu espero sair com um certificado e quando chegar lá fora conseguir meu próprio emprego.”


As atividades de qualificação fazem parte da metodologia de profissionalização que vem sendo implantada nas unidades de atendimento socioeducativo, ficadas na geração de renda, que tanto possam capacitar os adolescentes para assumirem postos no mercado formal, como para montarem o seu próprio negócio em áreas que não requerem grandes investimentos.

 

 

Lígia Duarte
Assessoria de Comunicação
(85) 3101-2021/98967-6965

Fotos: George Braga/Seas