Ceará Pacífico: Estado e Basquete Cearense firmam parceria para implantação de CT em uma unidade socioeducativa

1 de fevereiro de 2018 - 16:00

 


 

O projeto foi apresentado nesta quinta-feira (01), no Centro Socioeducativo Dom Bosco


O Centro Socioeducativo Dom Bosco contará agora com um Centro de Treinamento de basquete.A iniciativa faz parte do Programa Esporte Gera Ação proposto pelo Governo do Ceará, através da Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas), como parte do eixo Ceará Pacífico, que é coordenado pelo Gabinete da Vice-governadoria. O projeto foi apresentado nesta quinta-feira (01), na unidade localizada no bairro Passaré.


Durante o evento, a vice-governadora Izolda Cela reforçou a importância de ações como esta no sistema socioeducativo. “O projeto visa ofertar atividades construtivas e oportunidades deles vivenciarem coisas boas, coisas que a juventude precisa, que é importante na idade deles, como o esporte e outras tantas e ajudá-los a reorganizar seus projetos de vida e suas trajetórias”, destacou Izolda Cela.

 

A parceria visa utilizar o esporte como ferramenta de socioeducação e meio de ressignificação de valores para os adolescentes que estão privados de liberdade no Ceará, além de proporcionar atividades que incluem treinamentos físicos e testes seletivos para novos talentos. Os jovens também terão oportunidade de assistir aos jogos do Basquete Cearense, bem como aprender a desempenhar funções primordiais para a organização dos jogos oficiais.


 

Essa é a segunda unidade escolhida por uma instituição para desenvolver um trabalho esportivo dentro da proposta pedagógica adotada pela Seas. Na oportunidade, o superintendente da Seas, Cássio Franco, destacou a importância dessas parcerias. ”Estamos fazendo essa parceria com o Carcará e tem uma série de ações com outras federações desportivas para serem implementadas nos centros socioeducativos, e o objetivo realmente é esse, é através do esporte trazer novos valores e um processo de reflexão sobre o ato infracional praticado por esses jovens, é traçar novas perspectivas”, disse Cássio Franco.


Em seu pronunciamento, Alberto Bial, treinador do Basquete Cearense, dirigiu a sua fala diretamente aos adolescentes. “Todos vocês são carcarás, aqui vocês são acolhidos, e a qualquer momento vocês serão levados a treinamentos para ver como é um trabalho duro ser atleta profissional, como a disciplina é importante, como a socialização, respeito mútuo entre nós, técnicos e comissão técnica, é importante”, afirmou Bial.

 

A solenidade também contou com a presença do secretário chefe de gabinete da vice-governadora, Fernando Oliveira, e do presidente da Associação do Basquete Cearense, Thalis Braga.


Parceria com o Fortaleza Esporte Clube

 

Além do Basquete Cearense, a Seas já desenvolve um trabalho, desde 2017, em parceria com o Fortaleza Esporte Clube. O Centro Socioeducativo Patativa do Assaré atualmente possui um Centro de Treinamento de futebol na unidade e atende 18 adolescentes.



Fotos: George Braga

Lígia Duarte
Assessoria de Comunicação
(85) 3101-2021/98967-6965