A magia do cinema e a beleza da poesia marcaram a abertura do I Festival de Arte e Cultura do Sistema Socioeducativo

12 de março de 2018 - 10:00

A programação do festival teve início no dia 10 de março e se estende até o dia 11 de abril em diversos espaços culturais da cidade


Com a criação da Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas), em junho de 2016, uma série de ações vêm sendo adotadas pelo Governo do Estado do Ceará para promover o reordenamento do Sistema de Atendimento Socioeducativo do Estado, por meio da implementação de um modelo pedagógico fundado nas concepções  do aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver com os outros e aprender a ser.


Nessa perspectiva, além das atividades de escolarização formal, profissionalização e esporte, as ações de arte e cultura também vêm sendo desenvolvidas com os adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, com vistas promover um processo de reflexão sobre valores e sentimentos que conduzam para uma proposta de mudança de vida.


A arte e cultura se insere, nesse contexto, como um processo permanente de autoconhecimento, expressão criativa e de afirmação da vida, além de resultar num inquestionável resultado artístico e num rico material de pesquisa, trazendo luz às ideias, sentimentos e desejos de adolescentes que buscam oportunidades que possam ser vias de ressignificação de seus atos.


Assim, no âmbito do sistema socioeducativo a arte e a cultura faz parte da proposta de co-responsabilidade no cumprimento da medida, onde o Estado, a Família, a Sociedade e os Socioeducandos constroem juntos alternativas criativas à violência e à repressão, por meio da educação.


A arte e cultura deve, assim, ser entendida como um processo educacional, onde o jovem experimenta vivências e reflexões que possam conduzi-lo para um caminho diferente, voltado para uma cultura de paz.


Para promover os trabalhos desenvolvidos pelos adolescentes durante a execução das atividades de arte e cultura nos centros socioeducativos, a Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo lançou no último sábado, 10, o I Festival de Arte e Cultura do Sistema Socioeducativo, com a exibição de três curtas-metragens produzidos pelo Centro de Semiliberdade em Juazeiro do Norte, Centro Socioeducativo Zequinha Parente em Sobral, e Centro Socioeducativo Aldaci Barbosa em Fortaleza.


O evento de abertura ocorreu no Cineteatro São Luiz e contou com a participação de adolescentes, familiares e equipe técnica das unidades. Os curtas-metragens foram concebidos e produzidos pelos jovens dos centros educativos, que mostraram todo o seu talento nas obras: Ninguém pode parar meu coração; Corrente de prata, e; Abençoados.


Para o Superintendente da Seas, Cássio Franco, é importante destacar que as atividades de arte e cultura que foram construídas nos últimos anos, fazem parte de um contexto educacional. “A educação voltada a esses jovens, é uma educação para valores, é fazer uma ressignificação de suas vidas, do ato infracional praticado, que foi sério para quem sofreu as consequências deste, para seus familiares, para eles próprios e para toda a sociedade. É preciso ter um profundo processo de compreensão deste ato e de suas vidas, e isso só é possível através da arte, da cultura e do esporte.”


Parceria


Durante do evento, a Seas e a Secretaria de Cultura do Estado – Secult firmaram um termo de cooperação técnica para fortalecer as ações de arte e cultura que já vem sendo desenvolvidas nos centros socioeducativos do Estado. Para Fabiano Piúba, Secretário de Cultura do Estado, “A parceria que assinamos hoje possibilitará aprimorar e avançar em mais ações de cultura e de arte nos centros socioeducativos. É uma ação importante de humanização, como também de formação desses jovens”.


Programação


Nesta semana, a programação continua no Dragão do Mar com a “Exposição Vivências e Artes Visuais”, no qual reúne quadros elaborados por adolescentes em cumprimendo de medida socioeducativa na cidade de Juazeiro do Norte, que sob a supervisão do artista Wanderson Petrova, expressaram seus sentimentos e vivências por meio de cursos visuais realizados nas unidades socioeducativos. No Espaço Cultural Belchior,  a partir do dia 14 de março, apresentará uma mostra de fotografias feitas pelos jovens que participaram do projeto “Cine Liberdade” com o cineasta Marcos Carvalho, logo em seguida haverá um seminário sobre arte e socioeducação com o lançamento dos livros “Liberta” e “ Cine Liberdade”, bem como outras atividades dentro dos centros socioeducativos.

 

Confira toda programação completa aqui.