Centro Cultural Belchior recebe exposição fotográfica de adolescentes

14 de março de 2018 - 16:30

 

Cerca de 30 fotografias produzidas por adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa no Estado do Ceará serão expostas a partir  desta quarta-feira (14) no Centro Cultural Belchior. O trabalho foi feito durante a realização do Projeto Cine Liberdade, conduzido pelo cineasta pernambucano Marcos Carvalho, responsável pelo coletivo Cinema no Interior.

 

As imagens foram feitas pelos jovens dos Centros Socioeducativos José Bezerra de Menezes, em Juazeiro do Norte, Zequinha Parente em Sobral, e Aldaci Barbosa Mota, em Fortaleza. No processo, os adolescentes participaram de oficinas que propiciaram que eles pudessem produzir, além das fotografias, três curtas metragens: Os Abençoados; Corrente de Prata e : Ninguém pode parar meu Coração.

 

As fotografias, que ficarão expostas até o dia 05 de abril no local, trata-se de uma amostra representativa do intenso processo construtivo e revelador das potencialidades, sensibilidade e protagonismo desses jovens, capaz de demonstrar a esmagadora capacidade da arte de se revestir de instrumento de ressignificação de histórias e de transformação social.

Além das imagens retratadas pelos jovens em cumprimento de medida, a exposição conta também com fotos feitas pela fotografa francesa Lauranne Simpere, que em parceria com o Coletivo Cinema no Interior participou das oficinas que fizeram a composição do Projeto Cine Liberdade.

Confira toda a programação do Festival aqui.