Seas participa do III Encontro Regional Interdisciplinar sobre os direitos da Infância e Juventude

31 de outubro de 2018 - 17:55

A Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas) participou, nesta terça-feira (30), da abertura do III Encontro Regional Interdisciplinar sobre os Direitos da Infância e Juventude realizado pelo Núcleo de Estudos Aplicados em Direito da Infância e Justiça – Nudijus, da Universidade Federal do Ceará (UFC), foi realizado no Auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. O evento tem por objetivo conscientizar a sociedade pela defesa dos Direitos da Infância e Adolescência e a construção de uma cultura de paz.

Durante a abertura, a professora e Coordenadora do Nudijus, Dra. Raquel Coelho, reforçou a importância de discutir a temática com a ajuda de vários atores da sociedade principalmente a Seas, por abraçar a iniciativa deles.

Na ocasião, o Superintendente Adjunto da Seas, Ramom Carvalho, participou da mesa inicial do evento, agradecendo a iniciativa do Nudijus e reforçando o apoio das universidades na execução das políticas públicas. “[…] Algo que a Superintendência busca é trabalhar em um diálogo com as universidades, porque são quem hoje produzem um conhecimento científico, que não é meramente empírico. Esse conhecimento contribuí para o Estado, para formular as políticas públicas, e para rever estratégias, de forma que a gente consiga trabalhar com metas. […]

A reestruturação do sistema socioeducativo e seu atual cenário também foi discutido durante o evento e foi o tema central da palestra com o Juiz da 5ª Vara da Infância e Juventude, Manuel Clistenes, que pontuou os desafios.“O grande desafio que a gente tem hoje é de fazer a socioeducação diante de um quadro sociológico tão difícil como esse que a gente está enfrentando hoje. Como fazer que aquele individuo deixe a criminalidade ao qual ele pertence vai pressioná-lo de maneira muito forte para que ele não saia.”, disse na ocasião.

A parceria artística e intelectual entre a Seas e o Nudijus para a criação do livro “Liberta” e as ações do I Festival de Arte e Cultura do Sistema Socioeducativo também foi debate em um segundo momento, e teve a participação da professora Raquel Coelho, do artista visual, Wanderson Petrova, do poeta e articulador de artes, Eduardo Africano, e da Assessora de Arte e Cultura da Seas, Juliana Marinho.

As atividades do III Encontro Regional Interdisciplinar sobre os Direitos da Infância e Juventude continuam nessa quarta-feira (31) na Faculdade de Direito da UFC durante todo o dia, com inúmeras atividades e abertas ao público em geral.

Exposição Liberta

Para complementar e enriquecer o debate sobre a construção do livro Liberta, foram expostos ao lado do Auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, 52 quadros com redações e imagens que ilustram a publicação. A exposição fica no local até o dia 12 de novembro de 2018.