Plano Decenal: Encontro reúne adolescentes e familiares para momento de discussão

8 de novembro de 2018 - 18:57


A reunião apresentou resultados obtidos em conversas durante a elaboração do documento

A Comissão de Elaboração do Plano Estadual Decenal de Atendimento Socioeducativo do Ceará e a Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas) realizaram nesta quinta-feira (08), na Igreja Batista Central (IBC) um encontro com adolescentes e familiares que contribuíram para a elaboração do documento que direcionará a Política de Socioeducação nos próximos dez anos.

A reunião teve como objetivo prestar esclarecimentos sobre as contribuições feitas por meio de rodas de conversas em todos os Centros Socioeducativos do Estado nos últimos meses. A Coordenadora do Plano Decenal, Ana Cruz, apresentou os pontos construídos por meio da colaboração dos jovens e seus familiares. Do resultado obtido, a Comissão elaborou temáticas que refletem o que se deve melhorar, e será repensado para as ações de atendimento socioeducativo nos próximos anos.

Durante o encontro, o Superintendente da Seas, Cássio Franco reforçou a importância da colaboração de todos para o fortalecimento do atendimento socioeducativo.

“A elaboração de um plano decenal não pode ser feita por uma única pessoa, considerando que o sistema socioeducativo é composto por diversos atores da sociedade civil, órgãos estatais, órgãos do Sistema de Justiça e também dos familiares e  jovens. É necessário que no planejamento de suas ações todos esses atores estejam participando, porque a mudança que se propõe no planejamento de longo prazo é a orientação e a evolução de um cenário atual para um outro que a gente deseja. Porém, a transformação e a realidade dependem de cada pessoa envolvida neste processo. E o objetivo principal de tudo isso é fazer com que a medida seja atingida para possibilitar que os jovens possam aprender a fazer escolhas, as quais sejam responsáveis.”

A mãe de um dos adolescentes presentes, Micilene Pereira, compartilhou a felicidade de participar de ações que reforçam a socioeducação. “”[…]hoje é um momento único que eu to participando junto com ele[filho], com os adolescentes, mães, técnicos, pois são pessoas que respeitam muito a gente como familiar[..]. Eles olham por um lado que querem salvar, cultivar a amizade, cultivar o amor, mostrar para eles uma vida que talvez eles não conhecessem lá fora. E aqui eles estão tendo oportunidade para isso e é o que eu espero para o meu filho. […]a possibilidade dele escrever uma nova história e de ser socioeducado e estar pronto para estar junto da sociedade.”

Para representar ainda mais a troca de experiências, foi realizada uma oficina que resultou na criação de painéis coletivos para ilustrar a Capa do Plano Decenal. Para está construção, o artista visual, Wanderson Petrova, separou os adolescentes presentes em dois grupos e os orientou sobre a utilização de cores que os jovens tivessem mais afinidade e remetessem a sentimentos bons.

Por fim, o encontro resultou na produção de dois quadros pelos adolescentes presentes com Wanderson e destes foi escolhido qual seria a capa principal. A outra arte fará parte de um anexo do documento.

 

Consulta Pública

O Plano Estadual Decenal de Atendimento Socioeducativo do Ceará é um instrumento de planejamento construído de forma coletiva e participativa para garantir e direcionar a Política de Socioeducação para adolescentes em conflito com a Lei para os próximos 10 anos.

Atualmente o documento é objeto de uma Consulta Pública da população cearense com o intuito de ampliar o debate sobre a Política de Socioeducação e acolher as contribuições da sociedade.

Para contribuir com está política pública basta acessar este link.