Ceará Pacífico: Seminário debate sobre educação nos centros socioeducativos

21 de novembro de 2018 - 18:14

 

O encontro servirá para construir modelo inovador de ensino

 

Nesta quarta-feira (21), no auditório da Vice-Governadoria, a Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas) realizou o Seminário: Educação Para Além da Sala de Aula: Sonho e Ousadia no Atendimento Socioeducativo do Ceará”. A ação faz parte do Pacto por um Ceará Pacífico.

O objetivo do encontro é debater a construção de um modelo de ensino em tempo integral para os adolescentes que cumprem medida socioeducativa no Estado do Ceará.

 

Em parceria com a Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc) e com a Secretaria Municipal da Educação (SME), a Seas reuniu entidades responsáveis pela educação e pelo atendimento socioeducativo.

 

Durante o encontro, a vice-governadora Izolda Cela abriu o evento enfatizando a proposta do seminário para a reestruturação do ensino dos centros socioeducativos, instigando os participantes a pensarem na metodologia a ser construída.

 

“Estamos aqui com a tarefa de pensar essa proposta educacional, essa educação para além da sala de aula, sonho e ousadia para o atendimento socioeducativo. Então como é que a gente transforma esse atendimento educacional dos meninos num processo bem substancioso, para que eles tenham a oportunidade de estar em escolas de tempo integral enquanto cumprem as medidas que lhes foi imputada, mas que possam representar uma oportunidade de emancipação”, destacou Izolda Cela.

O superintendente da Seas, Cássio Franco, destacou o ineditismo da proposta que está sendo construída. “Ao final deste dia, nós pretendemos estabelecer quais são as diretrizes para a construção dessa metodologia que é ousada, é inovadora no cenário nacional da forma como a gente quer apresentar, que fazer. Existem algumas experiências no Brasil relacionadas a área da educação, mas que são pontuais. De uma forma sistematizada e integrada com a Secretaria da Educação Estadual e Municipal de Fortaleza, como estas instituições se integram é algo também inusitado nos outros estados”.

 

Na ocasião, foram apresentados no primeiro momento temas para posterior debate sobre: a estruturação atual dos centros socioeducativos; a dinâmica do funcionamento dessas unidades;  Escolas de tempo integral, habilidades socioemocionais e espiritualidade.

 

Em um segundo momento foram discutidas as seguintes temáticas: Escolas de Tempo Integral (Concepção e implementação na rede estadual); Reinventando os centros socioeducativos: criatividade, ousadia, possibilidades e oportunidades, também foram apresentados comentários a respeito do que os adolescentes esperam de uma escolarização integrada, com a contribuição de entrevista feita com alguns deles, bem como dividiram os representantes presentes em grupos de trabalhos para discutir o que foi exposto para ao final ter a sistematização e a apresentação dos resultados adquiridos para que se possa estruturar como será feita a implantação desta proposta nos centros socioeducativos do Estado.

O seminário contou com a presença do secretário de Educação do Estado, Rogers Mendes, do representante da Secretaria Municipal de Fortaleza Márcio Barbosa , a promotora do Ministério Público, Dra. Antônia Lima, da coordenadora da Diversidade e Inclusão Educacional da Seduc, Nohemy Ibanez, o representante do Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Ceará (Inesp) Michell Angelo, o membro do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Sidarta Cabral, o representante do Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS), Jack Camelc, a representante do Serviço Nacional da Indústria (Senai), Soraia Vasconcelos.

 

Oficialização

 

Até o final deste ano, a proposta deverá  ser oficializada, com a presença da vice-governadora,  para que as ações comecem a ser implementadas nas unidades socioeducativas.