Adolescentes ganham competição nacional de Fanfarra em Natal

10 de dezembro de 2018 - 11:57

Nos dias 08 e 09 de dezembro, dois adolescentes do Centro de Semiliberdade Mártir Francisca participaram do VI Copa Nacional de Campeãs de Bandas e Fanfarras, que aconteceu em Parnamirim, no Rio Grande do Norte. Na ocasião, os jovens que tocaram percussão e sopro, representaram o estado do Ceará na competição, e se apresentaram sob a supervisão do professor da unidade socioeducativa, Rony Ramalho e conquistaram o título nacional.

 

O docente foi o responsável de levar os adolescentes para a Banda Marcial, e fazer com que eles se expressem por meio da música. Além do projeto fora da unidade, os jovens também participam de projeto musical executado internamente pela Seas, com vistas a possibilitar novas perspectivas de conhecimento e desenvolver o trabalho em equipe.

 

Para Rony,“o mais legal foi ver que eles realmente podem chegar, mais alto”. O professor que atua com aulas periódicas na unidade de semiliberdade comenta a sensação de ter ganhado essa premiação e a mudança que isso traz para a vida dos jovens em cumprimento de medida socioeducativa.

 

“Eu estou no sistema por sorte[…]. Eu fui vendo que os meninos possuem um lado bom e eu estava conseguindo despertar isso na música e eu ainda estou refletindo como eu consegui. E não foi só eu, eles também fizeram de tudo para conquistar, o que a gente conquistou nesse campeonato. Para mim as palavras, superação, confiança e amizade, foram as palavras chaves para essa [conquista].”

 

Já para G. S, de 17 anos foi uma grande experiência. “Eu tive a oportunidade de tocar em outro estado, em outra banda e isso é um prazer e orgulho, de ter gente que gente presa tá tendo oportunidade fora.