Adolescentes participam de oficina de artes visuais com Marquinhos Abu

28 de janeiro de 2019 - 16:44

O grafite foi tema principal da oficina de artes visuais ministrada pelo artista e produtor do Festival Concreto, Marquinhos Abu para adolescentes do Centro de Semiliberdade Mártir Francisca. A atividade de arte e cultura, que foi finalizada nesta última sexta-feira (25), apresentou aos jovens em cumprimento de medida socioeducativa a arte urbana com intuito de ajudar a fazer reflexões sobre a vida.

Em um primeiro momento, o artista apresentou o grafite para os adolescentes, e a história da imagem que posteriormente ajudariam a retratar em um dos espaços da Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas), para em seguida os jovens ajudarem Abu a grafitar.

 

O painel é uma obra criada pelo próprio Marquinhos “A ideia do painel é falar um pouco da busca pela identidade, de iluminação, das coisas boas fluírem”, disse ele em referência a arte que já é sua marca registrada, dessa vez retratando um menino com uma lamparina no rosto. O trabalho coletivo foi o ponto forte dessa troca de experiência e vivências. “[…] Não é um painel que eles criaram, porque não tínhamos tempo hábil para isso mas que eles estão me ajudando a executar o painel que eu tinha pensado para cá.”, complementou.

De acordo com Marquinhos existe uma possibilidade de estender a oficina em um outro momento, em que possibilitará toda a preparação teórica até a arte final criada pelos próprios adolescentes.