Encontro alinha mudanças no ensino do sistema socioeducativo

27 de fevereiro de 2019 - 14:23

Seas, SME e Seduc participaram da reunião com a equipe responsável pela escolarização nos centros

A Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas) realizou nesta terça-feira (26) o I Encontro da Equipe Pedagógica do órgão em parceria com a Secretaria Municipal da Educação(SME) e Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc), com vistas a alinhar os novos procedimentos pedagógicos e de ensino nos centros socioeducativos do Estado do Ceará.

Para a Assessora Técnica da área de Educação da Seas, Aparecida Costa, esse momento é muito importante porque marca a retomada das “atividades do ano letivo de 2019 e para essa retomada foi feito toda uma reestrutura tanto dos centros socioeducativos quanto da proposta pedagógica dos centros e dentro desta perspectiva teremos agora quatro modalidades de ensino nos centros e era necessário uma conversa com os professores sobre esse reinicio.”

Além das instruções sobre as atividades de ensino, a equipe da Seas também explicou para professores e pedagogos toda a política pública que implica nas atribuições do sistema socioeducativo., bem como a importância do Projeto Individual de Atendimento (PIA) para o desenvolvimento do adolescente em cumprimento de medida socioeducativa.

De acordo com a Coordenadora da Diversidade e Inclusão Educacional Educação para Pessoas Privadas de Liberdade da Seduc, Nohemy Rezende, esse encontro possibilita “construir condições para que a gente de fato conceba de uma forma mais orgânica, mais integrada, intersetorial um projeto comum de atendimento socioeducativo e no nosso caso hoje na dimensão educacional(…) Penso eu que alinhar, afinar objetivos conteúdos, temas, procedimentos comuns é fortalecer muito os objetivos, as estratégias, desenvolver uma proposta com maior possibilidade dela produzir resultados que desejamos para o sistema. (…)”.

As aulas escolares começam nesta quarta-feira, 27, gradativamente nos Centros Socioeducativos do Estado.

Modalidades de Ensino

Os centros socioeducativos do Estado do Ceará em parceria firmada por meio de um Termo de Cooperação Técnica com SME e Seduc, possibilitam através da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) e ensino regular. Sendo trabalhada nos centros socioeducativos, de acordo com a classificação da medida socioeducativa aplicada ao adolescente, nos quais são:

I – Proposta Recomece (desenvolvido em centros de internação provisória, onde o adolescente cumpre o período cautelar de até 45 dias) Seduc e SME

II – 6º ao 9 º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio(Seduc) (desenvolvido em centros de internação, onde o adolescente cumpre medida socioeducativa de 6 meses a três anos)

III – alfabetização ao 5º ano – anos inciais (SME)

IV – Ensino regular (desenvolvido para os adolescentes que estão nos centros socioeducativos de semiliberdade). Estes com oferta de matrículas na rede estadual ou municipal.

Até o ano de 2018 eram ofertadas apenas duas áreas do conhecimento para a modalidade EJA nos centros socioeducativos com quatro dias letivos durante a semana. A inovação para o ano de 2019 é a oferta das quatro áreas do conhecimento com cinco dias letivos.