Arte: Adolescentes do sistema socioeducativo recebem certificação do Museu da Fotografia

21 de março de 2019 - 15:09

A Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas) em parceria com o Museu da Fotografia de Fortaleza (MFF) realizou nesta quarta-feira (20) no Auditório do MFF a certificação de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa que participaram da oficina de iniciação à fotografia realizada nos Centros Socioeducativos em 2018. Durante a cerimônia foram distribuídos seis postais com as fotos dos jovens que participaram do projeto educativo.

A ação faz parte de uma parceria no campo das artes entre Seas e MFF, cujo objetivo é o de mostrar diferentes olhares por meio da fotografia para os adolescentes privados de liberdade, como reforça o Coordenador de Comunicação e Gestão da Seas, Roberto Bassan.

“Essa parceria tem um significado muito importante porque mostra uma oportunidade de ressignificar a vida desses jovens por meio da arte, por meio da fotografia. A continuidade da parceria 2018 para 2019, referencia que o que foi realizado em 2018 deu certo, que houve uma pactuação e comprometimento das equipes do sistema socioeducativo, dos adolescentes que fizeram o curso e também uma avaliação positiva do Museu da Fotografia dentro das unidades socioeducativas e isso demonstra que estamos não só no caminho certo mas consolida essas oportunidades como parte da Politica de Atendimento Socioeducativo no Estado do Ceará.”, disse.

 

 

Em 2018 foram realizadas 9 oficinas foram realizadas em 6 centros socioeducativos de Fortaleza, contando com a participação de 40 adolescentes que aprenderam sobre a fotografia artesanal com as seguintes temáticas: câmera escura e pinhole, como a imagem se forma, princípios de revelação de imagens em papel fotográfico, luz, sombra e composição.

Para além das oficinas a parceria entre as instituições no campo das artes também promove “visitações, debates, exposições, mostras, integrando familiares, socioeducandos e equipes dos centros democratizando o acesso à arte da fotografia”, como informa a Assessora Técnica do Eixo de Arte e Cultura da Seas, Juliana Marinho.

Durante o evento que marcou a finalização desta primeira etapa da parceria, o presidente do Museu, Silvio Frota, reforçou a importância da continuidade das ações fortalecendo, assim, a parceria com a Seas. “Estamos abertos para desenvolver projetos e atividades com vocês”.

O evento foi prestigiado por representantes de todas as unidades socioeducativas de Fortaleza, socioeducadores, equipe técnica e familiares dos adolescentes.